A LPN organizou no mês de maio uma ação de formação – Fórum Participativo - Educação Ambiental e Conservação da Natureza na CPLP que reuniu uma série de especialistas, professores e coordenadores de Programas de Educação Ambiental e Conservação da Natureza da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP, no sentido de partilharem as suas experiências, perspetivas e desafios tendo proporcionado um espaço de discussão e reflexão que incentivam a participação ativa das escolas, Organizações Não Governamentais de Ambiente e outros agentes educativos para a Conservação da Natureza na CPLP.
No dia 23 de maio, a LPN promoveu uma ação de formação em regime online para professores, técnicos de educação ambiental e cidadãos interessados pela temática - Fórum Participativo – Educação Ambiental e Conservação da Natureza da CPLP.
Os fóruns participativos são ações de formação que a LPN tem desenvolvido com a finalidade de se criar um espaço de partilha de projetos, atividades ou iniciativas que mostrem como as escolas podem contribuir para a educação ambiental e conservação da natureza.
Através do intercâmbio de conhecimentos, de estratégias, propostas didáticas, experiências relevantes e de know-how efetuadas pelas diferentes Instituições, Organizações Não Governamentais de Ambiente- ONGA`s e Escolas da CPLP, a ação de formação registou uma ampla participação propiciando-se a melhoria e transferência de conhecimento para a adoção de projetos e práticas motivadoras para a Educação Ambiental e Conservação da Natureza
Após a receção aos participantes, que contou com a moderação de Jorge Fernandes, professor em mobilidade estatutária destacado na LPN, decorreu a sessão de abertura, com a presença de Francisco Teixeira – Diretor de Comunicação e Cidadania da Agência Portuguesa do Ambiente – APA que mencionou a importância do trabalho efetuado pelo GTEAS – Grupo de Trabalho de Educação para a Sustentabilidade na promoção e apoio ao incremento de projetos e iniciativas de Educação Ambiental.
Seguidamente, procedeu-se à comunicação da Ana Sofia Ribeiro, Coordenadora do SEFA da LPN, que divulgou o Projeto Literacia para a Floresta lançado pela LPN em 2020-21, com o objetivo de contribuir para a Conservação da Floresta mostrando às crianças e jovens do 2º e 3º ciclo de escolaridade a importância da Floresta levando--as a descobrir diversas áreas florestais. Trata-se de um projeto que tem tido uma ampla e crescente participação envolvendo as Escolas mostrando como é que a Floresta está presente e quais são os benefícios e os serviços que a própria Floresta nios presta os cuidados que devemos ter com ela.
A causa animal em Educação Ambiental bem como a importância das potencialidades educativas da abordagem de questões controversas em Educação Ambiental e Conservação da Natureza foi o tema aglutinador e motivador apresentado por António Almeida, professor na Escola Superior de Educação de Lisboa que proporcionou uma ampla reflexão e discussão por parte dos participantes.
O assegurar do regresso definitivo da espécie abutre-preto, em Portugal, quase quatro décadas após se ter extinguido em Portugal como espécie nidificante, foi trazido por Milene Matos, através da comunicação sobre o projeto LIFE de conservação ao abutre-preto – O regresso de um gigante: LIFE Aegypius Return para a conservação do abutre-preto.
A associação Natura Moçambique, através de Augusto Nhampossa, Gestor de Projetos divulgou o programa de educação ambiental - Mini Rangers – Os guardiões da Natureza desenvolvido com a colaboração da Reserva Especial de Maputo, no qual as crianças acampadas desenvolvem várias atividades de aprendizagem, observação e pesquisa para posteriormente dinamizarem atividades de educação ambiental no âmbito dos clubes de ambiente das escolas.
Após o intervalo, apresentaram-se alguns projetos relevantes, como por exemplo, as ações de Educação Ambiental desenvolvidas na Reserva Mundial da Biosfera - Ilha do Fogo ao cuidado de Helga Fernandes, coordenadora do Programa de Educação Ambiental e técnica do programa de Plantas endémicas da Associação Projecto Vitó- Cabo Verde. A associação Vitó teve a sua origem na Ilha do Fogo, numa inciativa de um grupo de voluntários na sequência de salvamento de uma tartaruga marinha, Vitória (Vitó) e trata-se da primeira OBG ambiental a ser condecorada pela Presidência da Républica de Cabo Verde com a Medalha de Mérito 1ª classe. Helga Fernandes divulgou o trabalho de educação ambiental efetuado, bem como o apoio na gestão de áreas protegidas e investigação científica, em especial na implementação da Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo.
A importância da Educação Ambiental no aumento da consciência e envolvimento da população de S. Tomé e Príncipe foi um dos objetivos mencionados por Litoney Matos- Diretor Executivo da Fundação Príncipe que nos apresentou as iniciativas em curso na Ilha, nomeadamente os programas de reflorestamento, estabelecimento de áreas protegidas e de sensibilização da comunidade. Descrevendo as principais ameaças ambientais enfrentadas na ilha do Príncipe, como por exemplo: o desmatamento, poluição e alterações climáticas, Litoney de Matos apresentou diversos exemplos de atividades educativas e de sensibilização realizadas na ilha evidenciando resultados positivos alcançados pela educação ambiental e conservação da Natureza na ilha do Príncipe e a necessidade de se continuar a investir na educação ambiental e conservação para garantir o futuros sustentável da ilha e de seu ecossistema.
Por fim, Cristina Vieira, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas -ICNF e membro do Grupo de Trabalho de Educação para a Sustentabilidade, apresentou o trabalho do ICNF, exemplificando algumas práticas e as etapas dos processos de decisão necessárias da “Educação Ambiental para bem gerirmos a Natureza”. Mencionando ser importante o conhecimento, sentimento, autoestima e esperança, Cristina Vieira enfatizou a importância de se veicularem mensagens positivas e de otimismo tendo em vista uma cidadania participativa em Educação Ambiental tendo envolvido todos os participantes num amplo debate e participação.
A ação de formação foi ainda uma oportunidade de intercâmbio entre os participantes, evidenciando as boas práticas e projetos das Instituições, ONGAS e Escolas que se realizam na CPLP, trilhando-se alguns percursos pela importância que assumem o envolvimento os mecanismos que temos como humanidade para a Conservação da Natureza.
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