Educação Ambiental na Páscoa

Aproveite a Páscoa e as férias escolares para educar para a preservação da natureza.

 

A Páscoa é normalmente sinónimo de vida, com vários simbolismos associados à fertilidade e a uma nova vida. A altura em que se celebra a Páscoa, coincide sempre com a primavera, onde existe a renovação de um novo ciclo de vida, em que tudo à nossa volta se encontra florido com uma explosão de cores, com muitos cheiros adocicados na companhia da melodia dos vários cantos das aves.

 

Nestas férias da Páscoa podemos aproveitar as tradições para mostrar a importância de preservar a Natureza e sermos também sustentáveis nos nossos gestos e tradições.

 

À descoberta da biodiversidade em família

Com a pausa da escola, é natural aproveitar o bom tempo para pequenos passeios em família, desde parques urbanos, a áreas mais naturais. Mas podemos tornar esses passeios ainda mais divertidos se tentarmos descobrir a biodiversidade que nos rodeia e que tantas vezes nos passa despercebida.

 

Nem sempre é necessário levar guias de campo ou outros livros informativos para os passeios. Nos dias de hoje existem várias aplicações disponíveis para telemóveis que nos facilitam nessa pesquisa. Para identificação de aves, através do seu canto, podemos recorrer às aplicações birdNET ou Warbrl, já para identificação da flora, sugerimos as aplicações Plant Net ou Inaturalist.

 

Caça aos ovos

É também nesta altura que a maioria das aves estão na fase de reprodução, construindo ninhos em vários locais, utilizando diferentes elementos para a sua construção, e com formas distintas para garantir a segurança dos seus ovos e crias, até que estes consigam voar e sobreviver autonomamente.

 

Uma dos desafios que podemos lançar aos mais novos é tentar descobrir os diferentes ninhos que as aves podem criar e os locais tão distintos onde os podem colocar (desde árvores, chão, rochas, paredes), tendo sempre em atenção que não nos devemos aproximar dos ninhos para não os pertubrar e evitar o abandono (do ninho e/ou das crias) por parte dos progenitores.

 

A caça aos ovos é uma tradição que qualquer criança adora. Vamos transformá-la em algo mais sustentável e educativo!

 

As nossas sugestões

  • Aproveitar pequenas pedras arredondadas, em formato de ovo, e pintá-las;
  • Cozer ovos e pintar a sua casca (utilizar corantes para culinária), aproveitando depois os ovos para complementar as suas refeições;
  • Dar novas formas aos lápis de cera partidos das crianças, derretendo-os e colocando-os em moldes ovais - deixe arrefecer para os tirar da forma. Depois de transformados em 'ovo', poderão continuar a servir para outras pinturas.

 

 

 

 

Coelhinhos da Páscoa

Os coelhinhos da Páscoa, normalmente vêm associados a ovos, o que pode induzir em erro sobre a reprodução do coelho e/ou das aves, sendo esta altura importante explicar que o coelho é um mamífero e que os ovos são colocados por animais ovíparos, como as aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos, moluscos e aracnídeos.

 

Algo divertido e desafiante para os mais novos é falar da cadeia alimentar, descobrir o que comem os coelhos e também quem na natureza os pode comer!

 

Aproveite os recursos pedagógicos que a LPN tem disponível no seu website AQUI para saber mais curiosidades sobre algumas destas espécies e fazer alguns desafios divertidos.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt