A Educação Ambiental assente no conhecimento da geodiversidade, biodiversidade e valorização do estuário do Tejo (ODS 14-15); nas medidas conducentes à melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição (ODS 6), proporcionando experiências de percursos no estuário através de itinerários pedagógicos com atividades experimentais e atividades de trabalho de campo foram os objetivos da ação de curso de formação de professores organizada pelo Centro de Formação da LPN.
Entre os dias 16 de abril e 18 de maio realizou-se uma ação de formação sobre Educação Ambiental – Sentir, conhecer e Valorizar o estuário do Tejo, para professores, na modalidade de curso de 25 horas, acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua - CCPFC/ACC-121562/23, para Professores dos grupos de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, Geografia, Ciências Físico-Químicas e 230, 420, 510, 520 e 560.
Esta formação organizada pelo Centro de Formação da LPN em parceria com as Águas do Tejo Atlântico, acreditada pelo CCPFC na modalidade de curso de formação, foi realizada em formato online e presencial e contou como formadores o professor destacado pela LPN – Jorge Fernandes e Sara Duarte da Direção de Desenvolvimento e Comunicação das Águas do Tejo Atlântico.
Na primeira sessão, após a apresentação dos formandos, os formadores efetuaram uma breve introdução à Educação Ambiental - enquadramento histórico, uma análise do enquadramento estratégico e curricular das ações, com os documentos orientadores do ministério da Educação e das Estratégias Nacionais de Educação Ambiental e Conservação da Natureza, bem como aspetos organizacionais e logísticos referentes â ação de formação, nomeadamente a preparação das visitas de estudo que iriam ser realizadas.
Na segunda sessão, o formador Jorge Fernandes após ter salientado a importância que têm as zonas húmidas e suas ameaças, efetuou uma introdução ao Estuário do Tejo - Morfodinâmica, Geodiversidade e Biodiversidade, Zonas Húmidas em Portugal - Convenção sobre as zonas húmidas e sua importância – atividades da World Wetlands Days,
A formadora Sara Duarte divulgou o papel e as ações das Águas do Tejo Atlântico, explicando as temáticas do Ciclo Urbano da Água, Ciclo do Valor da Água e seu contributo para a Economia Circular. O papel de cada um na gestão da Água. A Fábrica de Água, uma nova geração de recursos. ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais e ETA - Estação de tratamento de água.
Para além dos formadores, a ação teve convidados especialistas que em muito valorizaram a ação de formação. Na sessão online do dia 23 de abril, contou-se com a participação do professor José Alves docente do Departamento de Biologia e investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, especializado no estudo das aves, com vários artigos científicos publicados em revistas prestigiadas como a Nature ou a Science. Dedicando-se às respostas individuais e populacionais resultantes das mudanças ambientais, das interações tróficas em áreas costeiras: utilizando aves aquáticas como indicadores biológicos, José Alves salientou a importância estratégica e fundamental que constitui o Estuário do Tejo para as aves migradoras mencionando os estudos realizados de conservação de uma das aves emblemáticas migradoras - o Maçarico de Bico Direito (Limosa limosa). Estas aves podem ser vistas em bandos aos milhares de indivíduos no Inverno em Portugal e no estuário do Tejo, partindo rumo ao Sul do Ártico para nidificar sendo que nos últimos anos a espécie tem sofrido um acentuado declínio populacional. Por outro lado, evidenciou-nos o impacte ambiental não só sobre a avifauna local, mas também na rota migratória do Atlântico leste, resultante da construção e exploração do aeroporto no Montijo.
Nessa mesma sessão tivemos também a participação de Rui Mendes – Project Manager na Agência de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova, que nos evidenciou a importância da eficiência do uso da água, mencionando estudos que envolvem atitudes e comportamentos face à utilização de água tratada em Lisboa.
Para além das sessões online, a ação teve a realização de saídas de campo, na ETAR da Fábrica de Beirolas e nas imediações do rio Trancão (Parque Tejo) onde os formandos investigaram uma pequena área ribeirinha, identificando-se a fauna, flora e a Geologia.
Na penúltima sessão, embarcámos no barco Varino da Liberdade – navegando pelo estuário, junto aos mouchões de Alhandra, da Póvoa e do Lombo do Tejo, enquanto o ornitólogo Hélder Costa nos ia descrevendo os avistamentos de aves e onde a Geologia, a Geografia, a História, a Biodiversidade e a Cultura se entrelaçavam na nossa rota.
Da parte da tarde, no EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves, Sandra Silva coordenadora do EVOA, apresentou aos formandos as diversas ações práticas empreendidas pelo EVOA, que disponibiliza uma grande variedade de experiências educativas dirigidas aos alunos.
Inserido numa paisagem que reflete o espaço natural e cultural que precisamos de proteger, o EVOA- Espaço de Visitação e Observação de Aves situado em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET), tem como entidade parceira a LPN e é um excelente espaço de aprendizagem de Educação Ambiental com diversas atividades de inovadoras para os alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, através, por exemplo, da realização de diversas atividades de Educação Ambiental enquadradas no ecossistema estuarino, na observação direta em itinerários na lezíria e nos seus observatórios situados nas margens das três lagoas. Essas lagoas são muito importantes para as aves, sendo utilizadas como área de refúgio ou mesmo como local de nidificação.
Em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo, o EVOA disponibiliza atividades de educação na natureza inovadoras para os professores proporcionarem uma melhor aprendizagem tendo em conta os conteúdos curriculares aos seus alunos. Trata-se de um local único, onde se pode observar uma imensa diversidade de aves. Dividindo-se em dois grupos os formandos tiveram uma visita guiada realizada de Carro Elétrico – atá à Ponta da Erva onde puderam observar algumas aves aquáticas nos observatórios, da lagoa, como por exemplo, o caimão, alfaiate, milherango, pato real, garça real, garça-branca-pequena, colhereiro, pernilongo e o Ganso do Egipto.
Após esta ação de formação ressalta a satisfação dos formandos expressa na sua avaliação após a entrega do questionário de avaliação. Um agradecimento muito especial a todos os colaboradores/formadores que em muito valorizaram esta ação de formação nomeadamente ao José Alves, Hélder Costa, Rui Mendes, Sandra Silva e monitores do EVOA.
O Centro de Formação da LPN organiza regularmente ações de formação para professores e cidadãos estando certificado como Centro de Formação reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (nº CCPFC/ENT-NI-0175/21). Vejam no nosso site a programação na agenda.
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