Educar para a biodiversidade local

A ação educativa em ambiente refere-se às atividades voltadas para o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas visando uma participação consciente e informada para a melhoria do ambiente. Desse modo, a educação ambiental é o pleno exercício da construção da cidadania através da utilização de estratégias e ferramentas práticas para estimular a ação em ambiente.

 


Considerando os pátios, espaços verdes e o meio exterior junto às Escolas como uma extensão das aulas, enriquecendo o conhecimento e o envolvimento com o meio local, a LPN através do seu Centro de Formação, em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves organizou uma ação de formação em regime online para professores, técnicos de educação ambiental e cidadãos em geral regime online com a designação – Educar para a Biodiversidade Global.

 


A ação de formação que teve como formadores os professores destacados– Jorge Fernandes – LPN e Teresa Oliveira – SPEA contou com uma excelente participação, tendo-se divulgado diversas atividades que se podem efetuar fora da sala de aula, nos espaços exteriores da escola e no meio local envolvente como por exemplo as seguintes:

  • Construção de percursos virtuais de aprendizagem de biodiversidade no Google Earth nos espaços exteriores da Escola com um exemplo de um percurso didático na Escola Básica 2,3 António da Costa, em Almada.
  • Exemplificação de atividades de trabalho de campo de análise do estado de diagnóstico de saúde de um espaço verde, bosque ou floresta..
  • Construção de estruturas para fauna, com recurso a materiais em segunda- mão: comedouros/ bebedouros para aves; hotéis de insetos.

 

A satisfação encontrada na ação de formação por parte dos formandos irá possibilitar um agendamento para uma futura reedição desta ação de formação face a disponibilizar estratégias e ferramentas educativas inovadoras.


Através dessas abordagens, os professores e técnicos de educação ambiental tiveram acesso a um conjunto de abordagens educativas que incentivam e capacitam os professoras e a desenvolver iniciativas de aprendizagem ao ar livre rumo a uma cidadania ativa com o objetivo do cumprimento da Agenda 2030 para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, Estratégia Europeia 2030 e Nacional da Biodiversidade e Conservação da Natureza e Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt