Na sequência da ação online para professores de Educar para as Alterações Climáticas, a LPN organizou a ação, também, em regime online Educar para a Economia Circular dada a integração existente entre as duas temáticas. A Economia Circular oferece um potencial único para aumentar a resiliência aos efeitos físicos das mudanças climáticas, nomeadamente na promoção da biodiversidade, na transformação da maneira como os produtos são fabricados e usados, e como essa transformação tem o potencial de reduzir as emissões.
A transição para uma Economia Circular significa um grande desafio social, interdisciplinar e uma grande oportunidade para potenciar a resiliência e um desenvolvimento sustentável. Tratando -se de uma agenda prioritária a educação ambiental assume um papel essencial e motor para educar e capacitar os cidadãos para uma cidadania ativa.
Nesse âmbito, a LPN convidou a secretária de Estado do Ambiente – Inês Costa, Cristina Sousa da Direção da LPN e fundadora da ZeroWasteLab, Teresa Oliveira professora destacada na SPEA e Márcio Oliveira professor coordenador do Clube de Ambiente da Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes – Agrupamento de Escolas Madalena do Pico.
Contando com a moderação do professor destacado na LPN – Jorge Fernandes, a sessão iniciou-se com a intervenção da Secretária de Estado do Ambiente – Inês Costa que nos efetuou um excelente enquadramento sobre o significado e importância da temática da Economia Circular, demonstrando os diferentes conceitos e metodologias de economia linear versus economia circular e evidenciando diversos recursos e exemplos de práticas educativas.
Seguidamente Cristina Sousa salientou a importância da biodiversidade como eixo de sobrevivência e futuro. Como fundadora da Zero Waste Lab - ZWL um movimento comunitário de transformação, efetuou a ligação entre a sua experiência com a LPN e a ZWL. Salientando a importância da criação de redes colaborativas para a regeneração do planeta, da interdependência e responsabilidade partilhada divulgou-se a ação da ZWL com a comunidade através da realização de workshops práticos visando a redução do desperdício e produção de resíduos e de encontros que promovem debates que incentivam a ação colaborativa. Foi salientado também o papel da ZWL com as Escolas através da dinamização de diversos projetos como sejam o Plastic Sundays (Ações de sensibilização e limpeza na praia) ou o Plastic0Circular (projeto de instalação interativa e educativa de upcycling).
Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais e sendo a Economia Circular uma agenda prioritária para a concretização desse conceito, a professora Teresa Oliveira salientou a importância da necessidade de mudança de paradigma de Economia Linear para Circular dando exemplos de como a Escola pode trabalhar a Economia Circular de forma que esta constitua uma solução para a regeneração da biodiversidade. Nesse âmbito foi mencionado a importância da utilização das hortas pedagógicas nas Escolas e introduzido o conceito da prática da Permacultura como uma forma sistémica de pensar e de conceber princípios ecológicos potenciando e criando uma Economia Circular.
O professor Márcio Silva apresentou o projeto ambiental da Escola Cardeal Costa Nunes, uma abordagem em contexto escola, com particular destaque para o projeto educativo, o programa Eco-Escolas e a sua longevidade (20 anos) e outros projetos, cujo objetivo principal é criar cidadãos conscientes e capazes de mudar o mundo, sendo a comunidade escolar o veículo para a mensagem de chegar às famílias.
A excelente ligação escola-comunidade efetuada foi devida aos diversos projetos e atividades implementados pela Escola que permitiram intensificar e consolidar a imagem da escola enquanto referência local e regional em termos de política e práticas ambientais.
Sem dúvida que esta ação de formação através do excelente contributo dos formadores, proporcionará uma abordagem mais criativa e emergente para uma ação ambiental por parte dos professores. A criação desta metodologia emergente proporcionará a criação de medidas que visam a implementação e reforço da Economia Circular no qual tudo é encarado como um recurso útil eliminando-se o desperdício, contribuindo para o cumprimento dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
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