Após termos estado com a escola de Gondifelos o novo desafio do Projeto Literacia para Floresta foi com os alunos do 8º13, da Escola EB2,3 Júlio Brandão, em Famalicão.
Efetuámos uma caminhada da escola até ao Parque da Formiga com uma distância de 4,3 km para se contactar com os espaços verdes junto à cidade. Acompanhados das professoras e da Ana Silva da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão lá partimos após uma breve introdução efetuada na escola pelo professor destacado na LPN – Jorge Fernandes e a representante do Gabinete de Sensibilização Ambiental Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – Ana Silva, sobre o projeto destacando-se a importância da Floresta, os benefícios que ela nos traz, nomeadamente os serviços do ecossistema.
Depois das duas sessões iniciais efetuadas em regime online, dinamizadas pela Rita Alves da LPN, onde os alunos mostraram os trabalhos feitos, em resposta ao desafio proposto na 1ª sessão investigando a origem dos apelidos relacionados com as árvores e a floresta, divulgando por fotos objetos comuns, quotidianos, que têm em sua casa e cuja matéria-prima tenha origem na Floresta, os alunos efetuaram a saída de campo.
Ao longo do trajeto evidenciou-se as espécies autóctones, alertando-se para o problema do impacto das espécies invasoras e curiosidades sobre o ecossistema associado. Tal como se tinha previsto, nas ações iniciais os alunos efetuaram os comedouros para as aves colocando-os nas árvores e recolhendo o lixo ao longo do caminho da ecovia.
Chegados ao Parque de Lazer da Formiga, um espaço verde com cerca de 2500 metros quadrados, localizado na freguesia do Louro, os alunos efetuaram ações relacionadas com a biodiversidade e formas de contribuir para a sua conservação. Com o apoio do guião salientou-se também a importância que têm os lagos como agentes promotores da biodiversidade.
Com o incremento da educação ambiental com a exploração do meio envolvente, contactando-se com os espaços verdes ao redor das localidades e salientando-se a importância da conservação da biodiversidade permitirá no futuro ter-se um futuro mais sustentável. Pensamos que os alunos no regresso à escola ficaram mais conscientes do seu meio envolvente e da importância que tem uma floresta bem ordenada e gerida. É esse o objetivo do projeto Literacia para a Preservação da Floresta que contou mais uma vez com o apoio da autarquia de Vila Nova de Famalicão.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
©2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt