Em defesa da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional

 

 

Perante as intenções públicas do Governo de facilitar a edificação em Reserva Agrícola Nacional (RAN) como resposta à crise da habitação, perante as recorrentes tentativas de desclassificação em Portugal de áreas de RAN mas também de Reserva Ecológica Nacional (REN), e num momento em que se pede à Comissão Europeia que se adote uma lei relativa à saúde de solos ambiciosa e que se procura atingir até 2050 a meta de “no net land take”, a Liga para a Protecção da Natureza subscreve o Manifesto “Em defesa da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional”, mostrando apoio à preservação de um recurso, o solo, que consideramos cada vez mais raro e insubstituível.

 

 

DESCARREGUE O MANIFESTO (PDF).

 

 

Junte-se à LPN e SUBSCREVA a PETIÇÃO PÚBLICA “Em defesa da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional” AQUI.

 

 

 

  • A IMPORTÂNCIA DO SOLO

O solo é a pele da Terra.

Dependemos muito dele, da sua saúde e da diversidade de seres vivos que suporta (um quarto da biodiversidade do planeta) para tudo o que fazemos e, especialmente, para a nossa segurança alimentar.

 

Um solo fértil pode levar milhares de anos a desenvolver-se[1] e apenas entre meia dúzia de anos a segundos a perder-se por ameaças e pressões devido à atividade humana, como a erosão ou a construção.

 

A nossa sobrevivência futura passa pelo conhecimento e uso correto dos solos, por práticas agrícolas sustentáveis e uma gestão e ordenamento do território adequada.

 

 

  • O QUE SÃO A RAN E A REN E PORQUE SÃO IMPORTANTES PARA A PRESERVAÇÃO DO SOLO?

A Reserva Agrícola Nacional (RAN) e a Reserva Ecológica Nacional (REN) são instrumentos de gestão territorial que procuram contribuir para a ocupação e o uso sustentáveis do território.

 

A RAN desempenha um papel fundamental na preservação do recurso solo e a sua afetação à agricultura. A REN tem contribuído para proteger os recursos naturais, especialmente água e solo, para salvaguardar processos indispensáveis a uma boa gestão do território e para favorecer a conservação da natureza e da biodiversidade, componentes essenciais do suporte biofísico do nosso país.

 

Pelo seu valor, sensibilidade ecológica ou pela exposição e suscetibilidade perante riscos naturais, tanto a RAN como a REN são objeto de proteção especial e constituem-se restrições de utilidade pública[2].

 

 

  • AGORA É A SUA VEZ!

Em defesa da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional, ajude-nos a divulgar esta petição (clique aqui).

 

A melhor forma de o fazer é informar a sua rede de contactos que ela existe. Agradecemos que partilhe nas Redes Sociais e se possível envie também um e-mail rápido aos seus contactos a informar da existência desta Petição.

 

A Associação Evoluir Oeiras, a ANP|WWF, a Campo Aberto, a FAPAS, o movimento SOS Quinta dos Ingleses, a LPN, o GEOTA, a QUERCUS, a ZERO e a SPEA já o fizeram!

 

 

Agora é a sua vez!

 

 

 

 

 

[1] Uma camada de solo com a profundidade de 30 cm pode levar entre 1 000 a 10 000 anos a formar-se (Haberli et al, 1991).

 

[2] Pela sua utilidade pública, a RAN e a REN estabelecem limitações que condicionam a ocupação, o uso ou a transformação do solo a usos e ações (sejam elas de iniciativa pública ou privada) compatíveis com os seus objetivos e em resultado da aplicação direta da lei. As áreas da RAN devem ser afetas à atividade agrícola e são áreas non aedificandi, sendo interditas todas as ações que diminuam ou destruam as potencialidades para o exercício agrícola das terras e dos solos. Nas áreas incluídas na REN são interditos os usos e as ações que se traduzam em operações de loteamento, obras de urbanização, construção e ampliação, vias de comunicação, escavações e aterros e na destruição do revestimento vegetal, não incluindo as ações necessárias ao normal e regular desenvolvimento das operações culturais de aproveitamento agrícola do solo e das operações correntes de condução e exploração dos espaços florestais.

 

Saiba mais sobre as restrições de utilidade pública da RAN e da REN em https://www.igamaot.gov.pt/

 

Saiba mais sobre a RAN em https://www.dgadr.gov.pt/reserva-agricola-nacional-ran

 

Saiba mais sobre a REN em https://www.ccdr-lvt.pt/ordenamento-do-territorio/ren/enquadramento-reserva-ecologica-nacional-ren/

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt