O Agrupamento de Escolas de Castro Verde apresentou os trabalhos do Projeto “Património Campaniço” numa exposição aberta ao público de 8 a 13 de junho na Associação de Agricultores do Campo Branco.
O Agrupamento de Escolas de Castro Verde foi um dos cinco agrupamentos do país a participar no Projeto Piloto do Ministério da Educação para a “Promoção do Sucesso Escolar no Ensino das Ciências”, procurando encontrar formas de integrar o ensino experimental das ciências na aprendizagem curricular.
O “Património Campaniço”, nome do projeto em Castro Verde, foi dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo e pretendeu dar a conhecer os temas que fundamentaram a classificação do concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera da Unesco a 14 de junho de 2017 e que serviu de inspiração para o projeto Património Campaniço em Castro Verde.
A LPN, a Câmara Municipal de Castro Verde e a Associação de Agricultores do Campo Branco foram parceira neste Projeto, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Castro Verde pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (a quem o Ministério da Educação adjudicou a coordenação deste Projeto).
Ao longo do ano letivo 2017/18 desenvolveram-se um conjunto diversificado de atividades experimentais tendo por base a descoberta do património histórico, natural e cultural da Reserva da Biosfera de Castro Verde, desde o cante alentejano, a viola campaniça, a atividade mineira, a fauna e flora, a água, o solo, a agricultura e a gastronomia, como mote para o desenvolvimento de experiências práticas que potenciem a aprendizagem científica.
No contexto deste projeto, a LPN através do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho em Castro Verde, desenvolveu com os alunos experiências relacionadas com a fauna, flora, solo e água.
Nas atividades sobre a fauna abordou-se o conhecimento sobre as aves estepárias e a sua relação com as práticas agropecuárias, bem como, as diferenças morfológicas dos bicos que estão adaptados ao tipo de alimentação de cada ave, tendo por comparação diferentes instrumentos consoante a função que os diferentes tipos de bico devem ter. Também se fizeram experiências sobre a alimentação das corujas e construíram-se terrários para estudar a evolução da estepe com o passar do tempo e o papel da água e das plantas.
Sobre o solo fizeram-se várias experiências sobre o processo de formação do solo, os seus constituintes e as diferenças entre os tipos de solo.
A água foi também um dos temas abordados, com a colaboração do Município de Castro Verde e das Águas do Alentejo, tendo-se explorado o ciclo da água, a disponibilidade de água doce no planeta, a importância de um uso racional e da poupança deste recurso natural escasso e os processos de tratamento da água para consumo e das águas residuais (como a gradagem, a decantação e a filtração).
No dia da abertura da Exposição, a 8 de junho, foram apresentados às entidades parceiras e aos pais dos alunos, todos os materiais e experiências desenvolvidos ao longo do ano letivo. Na exposição foi também apresentada uma maquete que ilustra as quatro estações do ano da estepe cerealífera, representando as diferenças na paisagem e na fauna ao longo do ano. Neste dia, os alunos de cada turma realizaram as experiências ao vivo sob o olhar atento dos convidados, explicando os conceitos subjacentes à fauna e flora, ao ciclo da lã e do mel, à água, solo e agricultura, atividade mineira e gastronomia.
Após esta mostra de Ciência, seguiu-se a apresentação dos espetáculos de final de ano das várias turmas, com peças de teatro, dança e música com temas alusivos às atividades económicas (exploração mineira) e aos recursos naturais (fauna e água), terminando com várias músicas de cante alentejano entoado por todos os alunos.
As atividades desenvolvidas com os alunos permitiram por, um lado, conhecer melhor os valores naturais e culturais que estão na génese da classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO, promovendo uma maior identidade e sentimento de pertença com os valores que distinguem Castro Verde, mas também consolidar uma cidadania mais ativa e mais motivada para a Ciência nos jovens de hoje que serão as futuras gerações desta Reserva da Biosfera.
Mais informação em:
LPN associa-se a projeto de Ensino das Ciências
Projeto "Promoção do Sucesso Escolar no Ensino das Ciências" (PSE2C)
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