Eugénio Sequeira tornou-se associado da Liga para a Protecção da Natureza, em 27 de maio de 1970, sendo um dos nossos associados mais antigos, permanecendo connosco há já 53 anos.
Possui um currículo ímpar na defesa do ambiente em Portugal. Com uma forte e histórica ligação à Liga para a Protecção da Natureza, esteve ligado a vários mandatos da Direção Nacional da associação, tendo ocupado por três vezes a Presidência, entre 1996-99, 2005-09 e 2018-19, dando impulso a projetos-piloto emblemáticos, como o de compatibilização da agricultura com a proteção de aves estepárias em Castro Verde e da adaptação e mitigação da desertificação. Representou ainda a LPN na Câmara Ambiental do FSC Portugal até 2020.
"O Eugénio Sequeira tornou-se, ao longo de muitos anos de serviço à Liga para a Protecção da Natureza, um elemento muito importante da nossa associação. Ano após ano, presenteou-nos com a sua enorme dedicação pela causa da conservação do património natural, orientações cientificamente corretas, um espírito positivo e bem-humorado e uma postura humanista. A LPN e o país têm para com o Eugénio uma grande dívida de gratidão! É para nós um privilégio poder agora contar com ele como associado honorário."
Jorge Palmeirim, presidente da Direção Nacional da LPN
Foi na recente reunião em Assembleia Geral da LPN que a categoria de associado honorário ficou atribuída ao nosso associado Eugénio Sequeira, momento que levou a uma ovação pelos associados presentes.
Um ato de justo reconhecimento!
"O Eugénio Sequeira é para mim uma referência em termos pessoais pela forma como se relaciona com as pessoas e as causas. O movimento ambientalista e a LPN, em particular, têm para com ele uma dívida de gratidão pelo seu empenho e pela sua capacidade de lutar construtivamente na defesa do ambiente. Também Portugal lhe deve reconhecimento pelo seu envolvimento técnico, científico e cívico na causa comum que é a sustentabilidade. Atribuir-lhe o titulo de associado honorário da LPN é um gesto simbólico de lhe agradecer uma vida dedicada à defesa do ambiente."
José Alho, presidente da Mesa da Assembleia Geral
Engenheiro agrónomo formado no Instituto Superior de Agronomia em 1961, Eugénio Sequeira passou em 1965 ao Departamento de Pedologia da Estação Agronómica Nacional e tornou-se seu coordenador em 1983. Professor Convidado em várias Universidades (Técnica de Lisboa, NOVA, Lusófona, Vasco da Gama e Algarve), e também de Institutos Politécnicos (Beja, Coimbra). Foi membro do Conselho Cientifico da Escola Superior Agraria de Beja e do Conselho Técnico do Instituto de Hidráulica e Engenharia Rural e Ambiente. Posteriormente foi nomeado Coordenador do Grupo de Conselho Cientifico do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, encarregue da preparação da reunião sobre a "Arborização, Rearborização de Ecossistemas Sensíveis Degradados", bem como da preparação do "Programa Nacional de Combate à Desertificação".
Foi também Presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo e é desde 2000 membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro do Conselho Nacional de Combate à Desertificação, enquanto perito nas Nações Unidas no âmbito da Convenção de Combate à Desertificação e Seca. Tem sido voz ativa em áreas como a sustentabilidade da agricultura, o ordenamento do território, o combate à desertificação e as florestas, promovendo incansavelmente a sementeira direta como medida de prevenção da erosão do solo e desenvolveu um sistema de recuperação de solos com a injeção em profundidade de lamas de ETAR, que foi premiada no Japão. Autor de centenas de obras científicas e de divulgação tem-se dedicado através da cooperação e orientação científica, a trabalhos de investigação e desenvolvimento na área da Agricultura Sustentável, que já mereceram prémios nacionais e internacionais.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt