Eugénio Sequeira: uma vida pelo ambiente

Fotografia de Edmundo Rijo

 

 

 

Eugénio Manuel Bilstein de Menezes de Sequeira, possui um currículo ímpar na defesa do ambiente em Portugal. Como uma forte e histórica ligação à Liga para a Protecção da Natureza, esteve ligado a vários mandatos da Direção Nacional da associação, tendo ocupado por três vezes a Presidência, entre 1996-99, 2005-09 e 2018-19, dando impulso a projetos-piloto emblemáticos, como o de compatibilização da agricultura com a proteção de aves estepárias em Castro Verde e da adaptação e mitigação da desertificação. Representou ainda a LPN na Câmara Ambiental do FSC Portugal até 2020.

 

Por iniciativa própria, um grupo de ambientalistas uniu-se para prestar homenagem ao seu trabalho e legado. O grupo, composto por José Manuel Caetano, Filipe Beja, João Caninas, José Alho, Helena de Freitas, Jorge Palmeirim – actual Presidente da Direção Nacional da LPN – e pelo escultor João Marques, realizou uma campanha de angariação de fundos com o objetivo de construir um busto de Eugénio Sequeira. Perante o sucesso da campanha e a forte e histórica ligação do homenageado à região de Castro Verde, o busto irá ser apresentado no dia 8 de maio no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho da LPN, onde permanecerá.

 

Engenheiro agrónomo formado no Instituto Superior de Agronomia em 1961, Eugénio Sequeira passou em 1965 ao Departamento de Pedologia da Estação Agronómica Nacional e tornou-se seu coordenador em 1983. Professor Convidado em várias Universidades (Técnica de Lisboa, NOVA, Lusófona, Vasco da Gama e Algarve), e também de Institutos Politécnicos (Beja, Coimbra). foi membro do Conselho Científico da Escola Superior Agrária de Beja e do Conselho Técnico do Instituto de Hidráulica e Engenharia Rural e Ambiente.  Posteriormente foi nomeado Coordenador do Grupo de Conselho Científico do Ministério da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, encarregue da preparação da reunião sobre a "Arborização, Rearborização de Ecossistemas Sensíveis Degradados", bem como da preparação do "Programa Nacional de Combate à Desertificação".

 

Foi também Presidente da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo e é desde 2000 membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro do Conselho Nacional de Combate à Desertificação, enquanto perito nas Nações Unidas no âmbito da Convenção de Combate à Desertificação e Seca. Tem sido voz ativa em áreas como a sustentabilidade da agricultura, o ordenamento do território, o combate à desertificação e as florestas, promovendo incansavelmente a sementeira direta como medida de prevenção da erosão do solo e desenvolveu um sistema de recuperação de solos com a injeção em profundidade de lamas de ETAR, que foi premiada no Japão. Autor de centenas de obras científicas e de divulgação tem-se dedicado através da cooperação e orientação científica, a trabalhos de investigação e desenvolvimento na área da Agricultura Sustentável, que já mereceram prémios nacionais e internacionais.

 

 

Programa da cerimónia:

15h00 | Abertura

 

  • Promotores da homenagem
  • Jorge Palmeirim, Presidente da Liga para a Protecção da Natureza
  •  Descerramento do busto
  •  Entidades convidadas
  •  O homenageado: Eugénio Sequeira

 

17h30 | Encerramento

 

 

A homenagem decorrerá ao ar livre e sujeita a todas as regras e procedimentos da Direção Geral de Saúde, e em articulação com a Autoridade de Saúde Local.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt