Exposição “Este Mar é Especial”

A costa Arrábida-Espichel possui uma riqueza natural única, que se encontra agora visível na exposição fotográfica “Este Mar é Especial” dedicada ao papel do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha na conservação desse património. A exposição encontra-se ao ar livre na Marginal de Sesimbra, onde pode ser visitada até 31 de outubro 2020.


O Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, criado em 1998, estende-se ao longo de 38 km de costa rochosa entre as praias da Figueirinha, na saída do estuário do Sado, e a praia da Foz, a norte do Cabo Espichel. Trata-se de uma zona costeira muito especial, no sentido em que apresenta uma biodiversidade única – nas suas águas já se observaram mais de 1770 espécies marinhas, um valor bastante superior ao que se observa nas zonas costeiras adjacentes. A exposição explora de forma visual o que torna este mar tão especial e as diferentes iniciativas e ações que o Parque Marinho promove para manter e recuperar os ecossistemas desta costa.


Nas palavras de Rúben Oliveira da Direção Nacional da LPN, “a exposição permite-nos mergulhar num mundo onde, geralmente, só vemos a superfície. Um mundo submerso de elevada beleza cujo futuro depende da ação de todos nós. Sabemos que mais facilmente nos movemos para proteger o que conhecemos, aquilo que nos é mais próximo, pelo que esperamos que a exposição venha reforçar a vontade da sociedade em salvaguardar os valores do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha.”.

 

 

 


A exposição “Este Mar é Especial” surge no âmbito do projeto INFORBIOMARES, coordenado pela LPN e financiado ao abrigo do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos). O consórcio conta ainda com a participação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) da Universidade do Algarve e do pólo do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA).


O projeto INFORBIOMARES tem por objetivo organizar um sistema de informação e monitorização que permita responder às necessidades de avaliação da conservação e medidas de gestão e ordenamento da biodiversidade na área marinha protegida do Parque Natural da Arrábida (Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha). Saiba mais aqui.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt