“Guardiã” TBT-ACE apoia marcação de águias-imperiais

No passado dia 26 de junho, a empresa JJTomé apoiou a marcação com emissores GPS de três crias de águia-imperial-ibérica na ZPE de Castro Verde através da disponibilização de uma “barquinha” (grua) que permitiu alcançar o ninho. Dada a sua localização e estrutura da árvore que impediam o acesso por via de escalada, esta ação apenas foi possível graças a este apoio.

 

Esta empresa especializada na realização e gestão de projetos no domínio da energia é a filial portuguesa da Eiffage Énergie Systèmes e pertence ao Agrupamento Complementar de Empresas TBT-ACE, tendo sido a responsável pelas intervenções nas linhas elétricas realizadas no âmbito do LIFE Imperial. Desde logo, com esse contributo na minimização de uma das principais ameaças para a águia-imperial - a eletrocussão - aceitou o repto da EDP – Distribuição (parceira do Projeto) para aderir à Rede de Custódia “Guardiões da Águia-imperial”. No entanto, a sua disponibilidade e apoio extravasaram já as suas tarefas neste âmbito, ao colaborar, através da disponibilização do seu equipamento e equipa de técnicos, noutra tarefa essencial à conservação da espécie, como é a marcação de indivíduos para seguimento remoto por GPS. A LPN, enquanto Entidade de Custódia e coordenadora do Projeto LIFE Imperial, agradece imenso a disponibilidade e interesse demonstrados pela JJTomé!

 

Este é um exemplo claro do objetivo da Rede de Custódia, o estabelecimento de parcerias para apoio voluntário na conservação da águia-imperial e da Natureza de um modo geral através dos meios ou atividades próprias de cada cidadão ou entidade, que são de elevada importância durante e após do período de execução do Projeto, e que podem ser replicadas por outras entidades.

 

O Projeto LIFE Imperial estabeleceu a Rede de Custódia “Guardiões da Águia-imperial”, com o objetivo de promover o envolvimento da sociedade civil na conservação da Águia-imperial-ibérica e da natureza de um modo geral, integrando e valorizando ativamente a Conservação no seu quotidiano.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt