Inauguração do Ecoparque e Trilho das Descobertas

A LPN esteve presente no dia 3 de maio, no âmbito da inauguração do Ecoparque e Trilho das Descobertas a convite de professores que têm participado nas suas atividades promovido pela Escola Secundária Padre António Vieira.

 

 

A apresentação do projeto efetuou-se no auditório da Escola sede do Agrupamento de Escolas de Alvalade, que esteve completo e que contou com a participação de diversos elementos da comunidade educativa. Os alunos e os professores divulgaram os 4 projetos com candidaturas aprovadas para passarem para a fase de desenvolvimento ao prémio Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

 

 

Saliente-se a apresentação do projeto Biografia Verde, dos alunos inscritos no Clube das Ciências, coordenado pelo professor Joâo Ramalho e que pode ser consultado no site em: https://biografiaverde.wixsite.com/biodiversidade. O projeto Biografia Verde tem como objetivo conhecer e proteger a biodiversidade do espaço verde da escola.


Contando também com a colaboração do Museu de História Natural através do dr. Fernando Serralheiro e drª Raquel Barata procedeu-se à inauguração do Ecoparque da ESPAV efetuando-se um pequeno percurso pelo trilho das descobertas.

 

Placa identificadora de introdução ao trilho das descobertas do Ecoparque.

 

Apresentação da inauguração do Ecoparque pelo coordenador do projeto Ecoparque da ESPAV – prof. João Ramalho.

 

Percorrendo o percurso e ao explorar o ecoparque através de uma bem organizada sinalética deparávamo-nos com placas identificadoras, interpretativas e sinalizadoras com QR code que remetiam para um site com explicações mais detalhadas.

 

 

Fotografia da esquerda: Sinalética do trilho das descobertas.

Fotografia da direita: Exemplo de Placa interpretativa, identificativa e sinalizadora.

 

 

Explorando o percurso testemunhava-se o trabalho desenvolvido pelos alunos e professores como por exemplo, a caixa canteiro da Orquídea – Ophrys apifera, a criação de hotéis de insectos, comedouros e bebedouros para as aves e caixas-ninho para as aves e morcegos.           

 

Hotel de Insectos.

 

Placa da Orquídea – Ophrys apifera.

 

Ophrys apifera

 

Ao longo do projeto que teve início no ano letivo 2017-2018 identificaram-se espécies da escola, desenvolveu-se o percurso interpretativo e está-se a construir um herbárioe a criar-se perfumes com as essências do Ecoparque da ESPAV.


A LPN agradece o convite para este evento regojizando-se por esta excelente iniciativa pois trata-se de um bom exemplo de educação ambiental, de promoção e conservação da biodiversidade urbana. Mais pormenores sobre a iniciativa pode-se consultar o vídeo em www.youtube.com/watch?v=Xg4Fqv2snhM.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt