Jovens de norte a sul à descoberta das florestas

Julho traz o final do ano letivo nas escolas e também o fecho de mais uma edição do projeto Literacia para a Floresta. Esta iniciativa da LPN contou com a participação de 15 municípios e mais de 3.500 alunos de 50 escolas de norte a sul do país.

 

Chegou ao fim mais uma edição do projeto Literacia para a Floresta, onde estudantes do 2º e 3º ciclo puderam aprender mais sobre a floresta portuguesa, as suas espécies e ameaças que enfrentam. Este ano o projeto contou com a participação dos municípios de Alcobaça, Alcoutim, Almada, Braga, Cantanhede, Castelo Branco, Lagos, Maia, Óbidos, Odemira, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Torre de Moncorvo e Torres Vedras. Através de um trabalho contínuo ao longo do ano letivo, o Literacia para a Floresta estimula a aprendizagem no exterior e espírito crítico dos alunos, aproximando-os da floresta local e da sua conservação.

 

Em diferentes etapas, os alunos e professores foram trabalhando diversos temas relacionados com a floresta como as suas características, biodiversidade, espécies ameaçadas ou alterações climáticas. O projeto consistiu na realização de duas ações de formação para professores, aulas virtuais e quizzes online, webinars com especialistas da área para assinalar o Dia Mundial do Solo, Dia Internacional das Florestas e Dia Internacional da Biodiversidade, uma saída de campo numa área florestal do município, uma exposição com trabalhos realizados ao longo ao ano e, por fim, um encontro municipal de cada município.

 

 

 

 

 

De modo geral, alunos, professores e autarquias mostram-se satisfeitos com a iniciativa: “Eu e a minha turma gostámos muito do projeto, é em torno da matéria que estamos a dar durante o ano, ficámos a saber um pouco mais sobre a floresta e conseguimos vê-la de outra forma”, refere um dos alunos de Almada. “É uma mais-valia e um privilégio muito grande porque quando os alunos saem para o campo aprendem imenso e só assim é que se valoriza e preserva”, explicou uma das professoras de Alcobaça no encontro municipal. As saídas de campo são o ponto alto deste projeto, sendo que possibilitam uma aprendizagem prática no exterior, aplicando conceitos aprendidos em contexto de sala de aula e fomentando simultaneamente o gosto pela natureza.

 

 

 

 

 

As exposições desenvolvidas mostram a diversidade de trabalhos desenvolvidos pelas turmas – desde comedouros e caixas-ninho ou hóteis para insetos, a desenhos e outras artes plásticas, murais, cartazes e vídeos, os alunos e professores exploraram o tema da floresta de formas muito criativas.

 

O projeto Literacia para a Floresta foi implementado pelo quarto ano letivo consecutivo à escala nacional, tendo aumentado o número de alunos envolvidos e escolas aderentes, encontrando-se em contínuo crescendo desde o seu arranque. Tem vindo a sofrer adaptações de ano para ano, tentando ir ao encontro das necessidades e interesses das escolas. As inscrições para o ano letivo 2024/2025 já se encontram abertas. Saiba mais no nosso site.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt