Lançado novo projeto pelo Abutre-preto

© Vulture Conservation Foundation

 

 

Por estes dias, Freixo de Espada à Cinta recebeu dezenas de técnicos de várias entidades portuguesas e espanholas motivados por um objetivo em comum – a consolidação e a expansão da população do abutre-preto em Portugal e no Oeste de Espanha.

 

A iniciativa marcou o lançamento de um dos mais recentes e maiores projetos de conservação da Natureza na região raiana luso-espanhola, financiado em 2,7 milhões de euros pelo Programa LIFE da União Europeia.

 

Trata-se do projeto "LIFE Aegypius return - consolidação e expansão da população de abutre-preto em Portugal e no Oeste de Espanha" que nos é trazido pelas mãos da Vulture Conservation Foundation (VCF), uma organização internacional dedicada à conservação das espécies de abutres europeus.

 

Nesta frente de batalha, a VCF reúne na parceria a LPN, a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, a Herdade da Contenda, E.M., a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Associação Transumância e Natureza (ATNatureza), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC) e a Fundación Naturaleza y Hombre. Entidades que trazem ao consórcio diferentes valências e conhecimentos, e às quais se juntam outros importantes atores no terreno, fundamentais ao cumprimento dos objetivos do projeto, como é o caso do ICNF, enquanto autoridade nacional para a conservação da natureza e biodiversidade, da DGAV, enquanto entidade competente nas matérias de saúde e proteção animal, e de outras ONGA.

 

Com este projeto, pretende-se melhorar e acelerar a recolonização natural em curso do abutre-preto, através da melhoria do seu habitat e condições de alimentação, da limitação das ameaças e desenvolvendo as capacidades nacionais. A curto prazo, espera-se assim duplicar a população reprodutora em Portugal e aumentar o sucesso reprodutor, com o objetivo de melhorar o estatuto de conservação nacional.

 

Este primeiro encontro formal do projeto, organizado pela Palombar, teve dois importantes momentos, um de reuniões técnicas e outro de apresentação ao público.

 

 

Com as enevoadas Arribas do Douro como pano de fundo, a Palombar e a ATNatureza apresentam aos parceiros do projeto as medidas que ali se implementarão com vista ao reforço da colónia reprodutora do Douro Internacional, de particularidades únicas no país.

 

 

Já no Hotel Freixo Douro Superior, José Pedro Tavares, Diretor da VCF, apresentou ao público o novo projeto LIFE Aegypius return.

 

 

Quase treze anos depois de iniciado o projeto LIFE-Natureza “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal", do qual resultou o estabelecimento de uma terceira colónia reprodutora de abutre-preto em Portugal, no Alentejo, a LPN volta a participar num projeto financiado pelo programa LIFE dirigido à conservação do abutre-preto.

 

Na sessão de apresentação pública, a bióloga Rita Martins falou aos presentes sobre a participação da LPN neste novo projeto, com especial destaque para a melhoria da disponibilidade e qualidade de alimento, com a criação de mais de seis dezenas de áreas não vedadas com este projeto.

 

© Palombar

Saiba mais sobre este projeto AQUI.

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt