LIFE Imperial continua ação contra o uso ilegal de venenos

Numa semana, o LIFE Imperial reuniu entidades relacionadas com a ação contra o uso ilegal de venenos e apresentou este mesmo tema em duas conferências.

 

O uso de venenos está identificado como uma das maiores ameaças atuais à conservação das espécies selvagens mas representa também um grande perigo para animais domésticos e seres humanos. Deste modo, torna-se essencial, por um lado, a partilha de informações e a união de esforços das várias entidades que diariamente lidam com esta ameaça, e, por outro, a disseminação das características desta problemática junto de públicos-alvo específicos e da população em geral.


Neste contexto, o LIFE Imperial convidou várias entidades relacionadas com este tema para uma reunião de balanço da ação do LIFE Imperial contra o uso de veneno em Portugal, que ocorreu no dia 9 de novembro, na Sede da LPN em Lisboa. Nesta reunião foram apresentados, pela LPN e pela GNR, os resultados do Projeto LIFE Imperial e avaliado o progresso obtido na ação contra o uso de venenos na sua área de intervenção, foram também apresentados, pela SPEA, as tarefas e alguns resultados do LIFE Rupis e do recente LIFE Nature Guardians e foi ainda feita uma abordagem, pelo ICNF, à revisão do Protocolo de Atuação do PAP (Programa Antídoto Portugal). Com base nestas apresentações e na experiência das várias entidades presentes, procurou-se identificar situações a melhorar na ação contra o uso ilegal de veneno, não apenas nas áreas e no contexto dos projetos específicos, mas também de um modo geral a nível nacional, e de que modo cada entidade ali presente (LPN, ICNF, GNR, SPEA, ATN, Palombar, Grupo Lobo, Quercus e INIAV) poderá vir a contribuir para esta mesma melhoria.

 

 

 

 

 

 

Para além de reuniões de trabalho como esta, o LIFE Imperial procura participar ativamente nos mais variados fóruns em que esta temática se possa enquadrar, como foi o caso da VII Conferência Internacional FAUNA e do Seminário LIFE Relict e 17º Encontro Nacional de Ecologia da SPECO.

 

A VII Conferência Internacional FAUNA (https://faunafmv.wixsite.com/faunainterconference) decorreu entre os dias 9, 10 e 11 de novembro de 2018, na Faculdade de Medicina Veterinária (FMV) da Universidade de Lisboa, e foi organizada pelo FAUNA - Núcleo de Espécies Exóticas, Silvestres e Selvagens da Associação de Estudantes da FMV. Inserida no painel “Conservation medicine and Wildlife health” do dia 10, foi apresentada a comunicação oral “The illegal use of poison in Portugal and the impact in wild and domestic animals”. Este evento contou com mais de uma centena de participantes, maioritariamente estudantes e professores da FMV, médicos veterinários, biólogos e investigadores.

 

O Seminário LIFE Relict e o 17º Encontro Nacional de Ecologia da SPECO decorreram em Évora, nos dias 15 e 16 de novembro de 2018. No dia 15, dedicado ao LIFE Relict e ao painel “Grandes ameaças à conservação da biodiversidade”, o LIFE Imperial apresentou a comunicação oral “O uso ilegal de venenos em Portugal: uma ameaça à conservação da natureza” e, ainda, dedicado à problemática da eletrocussão em linhas elétricas, o poster “Avaliação da eficácia de métodos de minimização de eletrocussão de avifauna em áreas prioritárias para a Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti)” (resumos disponíveis em www.speco.pt/pt/encontros/realizados/17-encontro-nacional-de-ecologia-seminario-life-relict/apresentacao). A possibilidade de apresentar a exposição itinerante do LIFE Imperial, composta por 4 rollups, foi também um modo de divulgação do Projeto, a sua espécie-alvo e das várias ameaças à conservação da águia-imperial, bem como de promoção de um meio acessível a qualquer pessoa para poder apoiar a preservação desta espécie: a Rede de Custódia “Guardiões da Águia-imperial”. Este seminário contou com a presença de cerca de 150 participantes, entre estudantes e professores de Biologia da UÉvora, biólogos e investigadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre o Projeto LIFE Imperial em: www.lifeimperial.pt

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt