Fotografia de Jose Pesquero
A avaliação socioeconómica dos investimentos realizados em conservação da natureza permite averiguar o seu impacte na sociedade e o modo como contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que ocorrem. Esta avaliação do Projeto LIFE Imperial, assim como a verificação dos serviços de ecossistema potenciados, pretende melhorar a compreensão da importância dos projetos de conservação da natureza ao demonstrar como a sua concretização tem impacte na região, social e economicamente, na riqueza e no valor acrescentado à área.
O Projeto LIFE Imperial “Conservação da águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal” foi desenvolvido com o duplo intuito de melhorar a conservação da espécie e das áreas da Rede Natura 2000 e ter um efeito positivo na sua prestação em termos de serviços socioeconómicos e de ecossistema. Com um orçamento de quase 2,5 milhões de euros, dos quais 87% já executados, os resultados indicam que mais de metade deste valor foi aplicado em ações que permitiram a valorização da área de intervenção.
Em termos de impacte socioeconómico do Projeto LIFE Imperial, destacam-se assim os seguintes resultados:
A avaliação dos serviços de ecossistema fornecidos pela espécie, pelos seus habitats e pelas medidas do projeto, permitiram identificar 47 serviços do ecossistema de aprovisionamento, de regulação e manutenção, e culturais, e a avaliação relativa à visitação demonstrou que a presença da espécie e o seu habitat podem ser um atrativo para os visitantes e impulsionar a economia local relacionada com o turismo.
Estas atividades foram ainda mais importantes numa economia com características mais frágeis, como a do interior de Portugal, permitindo mais facilmente avaliar o impacte económico deste projeto como positivo. No entanto, o impacte não foi só económico mas também social: a formação, a sensibilização e a comunicação realizadas com base na águia-imperial-ibérica, uma espécie emblemática e de alto valor de conservação, permitiu consciencializar os habitantes locais sobre o valor da espécie e, em consequência, o da Rede Natura 2000 e dos seus concelhos, bem como uma valorização e divulgação a nível nacional e internacional destas regiões e dos seus valores naturais. Adicionalmente verificou-se também uma valorização ao nível dos serviços de ecossistema e outros serviços indiretos que, apesar de poderem não ser tão evidentes para o público em geral, começam a ter um reconhecimento crescente do seu valor para a economia e bem-estar humano que deve ser fomentado.
Assim, evidencia-se o contributo socioeconómico significativo do LIFE Imperial ao atuar para melhorar a compreensão da importância da conservação da natureza e da Rede Natura 2000. Este impacte foi particularmente importante atendendo ao contexto social e económico dos 14 concelhos abrangidos pelas 4 ZPE da área de intervenção do Projeto, mais fragilizado do que o panorama geral de Portugal. Salienta ainda o enorme potencial do impacte de futuros investimentos que venham a ser realizados para a conservação das áreas naturais do mesmo género.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt