LIFE Imperial realiza Dia Aberto em Castro Verde

Um dia repleto de atividades para miúdos e graúdos onde a majestosa

águia-imperial-ibérica foi a estrela.

 

 

Aconteceu em Castro Verde, no passado sábado, dia 24 de novembro, o Dia Aberto LIFE Imperial, com o objetivo de dar a conhecer o projeto e a águia-imperial-ibérica, o alvo principal deste projeto de conservação. Dinamizado pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza e pela Câmara Municipal de Castro Verde, este dia foi pleno de atividades para miúdos e graúdos onde esta incrível águia foi a estrela.

 

O dia começou cedo: pelas 8 da manhã, os vencedores do passatempo “No Campo com a Águia-imperial” tiveram o privilégio de fazer uma saída de campo em Todo-o-Terreno para visitar o habitat da águia-imperial-ibérica, tomar contacto com algumas ações do Projeto e observar aves, chegando mesmo a avistar 3 indivíduos desta espécie que é a mais ameaçada da Europa e uma das mais raras do mundo, entre muitas outras.

 

 

 


A seguir, no Fórum Municipal de Castro Verde, apresentou-se o Projeto LIFE Imperial, bem como alguns dos resultados já alcançados na sua implementação. Nesta sessão os participantes puderam conhecer em detalhe como este projeto está a ser executado.

 

 

 

Ainda na parte da manhã foi inaugurada a exposição itinerante do Projeto LIFE Imperial. Com o título “A extraordinária Águia-imperial-ibérica”, esta exposição conta com as ilustrações originais do conto infantil “As aventuras de Aquiles e Albertina”, criadas pelo ilustrador Paulo Alves, e com um conjunto de incríveis fotografias da Águia-imperial de vários fotógrafos portugueses e espanhóis. Esta exposição permanecerá patente no Fórum Municipal de Castro Verde até dia 7 de dezembro.

 

 

 

Na parte da tarde foi a vez de apresentar o livro infantil “As aventuras de Aquiles e Albertina” da autoria de Liliana Barosa e ilustrado por Paulo Alves. Durante a sessão de lançamento deste livro, enquanto alguns excertos foram lidos pela autora num formato dinâmico e convidativo à participação do público, houve oportunidade de observar o ilustrador a trabalhar ao vivo, numa grande tela, onde ilustrou o lindo casal de águias-imperiais, principais personagens deste conto infantil.

 

 

 

“As aventuras de Aquiles e Albertina” é um livro infantil que nos convida a acompanhar duas águias-imperiais durante o seu desenvolvimento, todos os desafios e todas as conquistas para sobreviverem. Através das diferentes personagens, o livro explora o comportamento da águia-imperial-ibérica, espécie “Criticamente em Perigo”, e as ameaças que enfrenta diariamente em Portugal. Poderá consultar o conto em formato digital ou descarregá-lo em https://bit.ly/2Au3qDk.

 

A concluir a tarde dinamizou-se uma gincana para famílias, que decorreu no pavilhão da Escola Básica de 2º e 3º ciclo António Francisco Colaço. Ao longo do percurso da gincana existiram várias atividades sobre a biologia e ecologia da Águia-imperial, bem como desafios sobre as ameaças que esta magnífica ave de rapina enfrenta. A organização desta gincana contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, do Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Castro Verde e da Associação 100 Trilhos Clube BTT de Castro Verde.

 

 

 

 

 

 

O Dia Aberto terminou com a realização de um jantar convívio no Clube de Columbófilos “Asas Verdes” de Castro Verde, onde houve oportunidade para partilhar experiências e conhecimentos sobre a conservação da natureza.

 

 

O Dia Aberto contou com mais de 70 participantes nas várias atividades desenvolvidas durante este dia onde a Águia-imperial-ibérica foi a estrela.

 

 

Saiba mais sobre o Projeto LIFE Imperial em: www.lifeimperial.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt