No dia 8 de fevereiro, a equipa do Projeto LIFE Saramugo dinamizou uma atividade no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas com o objetivo de dar a conhecer uma medida de gestão concreta implementada no terreno por forma a minimizar uma das ameaças a que o saramugo está sujeito.
Uma das ameaças à conservação do saramugo é a introdução e expansão das espécies piscicolas não autóctones (como o achigã, o chanchito e a perca-sol), que originam situações de competição (alimentar ou espacial) e predação sobre as posturas, juvenis ou adultos. Para além de serem um dos principais pontos de proliferação destas espécies, os sistemas lênticos artificiais (como as barragens) promovem a sua dispersão nos habitats naturais quando ocorrem descargas, pondo em causa o equilíbrio do ecossistema e sobrevivência de peixes nativos (como o saramugo).
Para minimizar o impacte desta ameaça, foram desenvolvidos no âmbito do Projeto LIFE Saramugo duas tipologias de dispositivos que visam minimizar o aporte de espécies exóticas de barragens de pequena e média dimensão para linhas de água naturais afluentes da Ribeira do Vascão (que alberga uma das populações de saramugo mais bem preservadas e que está classificada como Sítio Ramsar, desde dezembro de 2012).
A atividade de dia 8 deu assim a conhecer os dispositivos de retenção de espécies piscícolas exóticas instalados na barragem do Tasnal e na barragem do Pessegueiro, permitiu também partilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas. Esta atividade contou com mais de uma dezena de participantes entre os quais representantes da APA/ARH Alentejo, DRAP Algarve e DRAP Alentejo, ICNF, Somincor e Coopessego.
A provarem-se eficazes, após monitorização dos dispositivos, esta medida constitui-se replicável e capaz de ser aplicada no descarregador de outras barragens para minimizar o aporte de espécies exóticas para rios e ribeiras naturais.
Para saber mais sobre o projeto LIFE Saramugo visite: www.lifesaramugo.lpn.pt
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt