Fotografia ©Rui Cunha
O projeto LIFE SOS Pygargus - Ações urgentes de conservação das populações de tartaranhão-caçador (Circus pygargus) em Portugal e Espanha vai ser apresentado numa sessão pública marcada para o dia 22 de novembro, entre as 10h e as 12h30, no miniauditório de Miranda do Douro.
Este projeto, aprovado pelo Programa LIFE da União Europeia (UE), tem um orçamento total de quase 11 milhões de euros, 75% dos quais (oito milhões de euros) financiados pela UE, e será implementado no período 2024-2030.
O seu objetivo principal é proteger o tartaranhão-caçador, promovendo medidas de conservação para melhorar o seu habitat e mitigar as principais ameaças à espécie. Com ações focadas no território português e no oeste de Espanha, o LIFE SOS Pygargus atuará em colaboração com comunidades locais, agricultores, investigadores e entidades públicas e privadas, com vista a implementar uma gestão sustentável que apoie o aumento da sua população e permita reduzir o estatuto de ameaça desta espécie cada vez mais em risco de extinção.
A LPN é uma das entidades beneficiárias deste projeto e irá trabalhar na região do Alentejo, sendo responsável pela realização de várias ações que visam a proteção da nidificação do tartaranhão-caçador e a melhoria do sucesso reprodutor.
Através da implementação de práticas de agricultura amiga da biodiversidade, redução de ameaças e apoio à gestão das áreas protegidas, o projeto pretende assegurar, a médio prazo, uma recuperação significativa da população de tartaranhão-caçador, valorizar práticas agrícolas mais sustentáveis e aumentar a sensibilização pública para a sua importância ecológica.
Participe e informe-se sobre o projeto AQUI
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt