O Projeto Literacia para a Floresta da LPN esteve na Escola Básica Trigal de Santa Maria – Tadim (Braga). A escola desenvolve iniciativas de educação ambiental integradas, usando os recursos naturais como ferramentas pedagógicas em qualquer disciplina. São exemplos a riqueza de espécies no recinto da Escola, com espécies autóctone e com Gingko Bilobas - árvores simbólicas concebidas por serem quase imortais derivado da sua resistência e longevidade. Também a existência de uma biblioteca de jardim e de um charco efetuado no recinto da escola, no âmbito das ações do Projeto Charcos Com Vida possibilita o aumento da biodiversidade e, simultaneamente, promove a educação e o envolvimento ambientais.
Biblioteca de jardim.
Charco no espaço da Escola Básica Trigal de Santa Maria (Escola Sede).
Após as ações online desenvolvidas em formato digital, a saída de campo desenvolveu-se com a escolha de um trajeto pelos professores e alunos do 6º ano de escolaridade, através de um percurso pedestre efetuado nas imediações da Escola permitindo explorar os valores naturais do concelho de forma pedagógica em formato presencial.
Nesse dia, tornou-se claro o envolvimento e motivação dos professores e alunos com atividades de educação visual no recinto da escola organizando um percurso pela floresta na zona de Tadim onde monitorizaram o espaço natural, com identificação de algumas espécies relevantes da floresta autóctone e de outras consideradas invasoras. Simultaneamente, o professor destacado na LPN mencionou a importância da floresta como um bem precioso para os seres vivos enquanto se passava por uma indústria madeireira e onde os alunos iam recolhendo ao longo do trajeto diversos resíduos que aumentam o perigo de deflagração de incêndios florestais não controlados.
Exemplo de recolha de lixo efetuada no percurso pedestre.
O trabalho efetuado por esta escola, o interesse e dedicação demonstrados pelos alunos e professores serviu para nos relembrar que somos capazes de resolver problemas que parecem difíceis. Quem sabe se no futuro não serão os nossos líderes, ou os impulsionadores da mudança, estando preparados para não tomar medidas de curto prazo, baseadas em provas científicas, de projetarem a sustentabilidade, a preservação da floresta e a justiça social.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
©2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt