LPN celebra o GivingTuesday reafirmando o compromisso pela conservação da Águia-imperial-ibérica

Hoje, no dia de GivingTuesday, a LPN convida-o a dar um pouco de si à natureza.

 

Nem sempre o caminho se faz caminhando. Por vezes é preciso voar, um bater de asas de cada vez. Tem sido esse o percurso da águia-imperial-ibérica em Portugal, sob o olhar atento daquela que é a Associação de Defesa do Ambiente mais antiga da Península Ibérica.

 

A águia-imperial-ibérica é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo. Só existe em Portugal e em Espanha e se nada fosse feito para mitigar as ameaças de que é alvo esta espécie já se teria extinguido por cá.

 

Desde 2013 que a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) se dedica ativamente à recuperação da águia-imperial-ibérica, com especial foco no Alentejo, onde hoje ocorrem 13 dos 17 casais reprodutores que se conhecem em Portugal.
Mas estes resultados não ‘caíram do céu’. São fruto de muito trabalho ao qual se urge agora dar continuidade.

 

O que podemos então fazer?
Apoiar uma causa GivingTuesday é muito simples. Cada entidade indica-lhe aquela que é a sua maior necessidade. No caso da luta da LPN pela conservação da águia-imperial-ibérica no Alentejo, o que mais faz falta é mesmo o donativo para continuar a trabalhar na conservação desta emblemática ave de presa.

 

A conservação do nosso património natural é uma responsabilidade coletiva e cada um de nós é chamado a contribuir da forma que estiver ao seu alcance. A LPN reúne o conhecimento técnico e a capacidade de realizar medidas de conservação no terreno. Os proprietários e gestores locais contribuem com o conhecimento local e áreas para intervenção. E aos que não podem ter este tipo de participação, a LPN convida a ajudar a passar a palavra ou a envolverem-se por via de um donativo.” - Jorge Palmeirim, Presidente da Direção Nacional da LPN.

 

A LPN deixa ainda um convite aos participantes da iniciativa GivingTuesday: virem conhecer e experienciar no terreno o trabalho pela conservação da águia-imperial-ibérica, visitando-nos no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde.

 


 


A iniciativa GivingTuesday decorre de 2 a 8 de dezembro. Para apoiar a causa da LPN pela conservação da águia-imperial-ibérica aceda a:

https://projetos.givingtuesday.pt/projeto/conservar-a-aguia-imperial-iberica/

 

Para mais detalhes sobre o movimento GivingTuesday visite o site GivingTuesday.pt, a página do Facebook ou siga @GivingTuesdayPortugal e a hashtag #GivingTuesdayPT e #DaparaMudar.


Este apoio permitirá dar continuidade ao esforço desenvolvido pela LPN na conservação da águia-imperial-ibérica no Alentejo, mantendo as ações de recuperação do habitat, de promoção das suas presas naturais e uma ativa vigilância e combate às causas de mortalidade com origem humana, sejam elas intencionais ou acidentais.

 

 


SOBRE A INICIATIVA GIVING TUESDAY

O GivingTuesday é um dia global de doação que aproveita o poder coletivo das pessoas, comunidades e organizações para incentivar a filantropia e celebrar a generosidade em todo o mundo. Após os eventos de compras Black Friday e Cyber Monday, o GivingTuesday deste ano acontecerá no dia 3 de dezembro e dará início à temporada de doações, inspirando as pessoas a colaborar e retribuir.

 

Co-Fundada em 2012 pela 92nd Street Y - um centro comunitário e cultural em Nova Iorque, e a Fundação das Nações Unidas, o GivingTuesday inspirou milhões de pessoas a retribuir à comunidade e apoiar as causas em que acreditam. Mais de US$ 400 milhões (€ 362 milhões) foram angariados online em 2018 para beneficiar inúmeras organizações sociais, e muito mais foi doado em horas de voluntariado, doações de alimentos, roupas e atos de generosidade.

 

"Estamos incrivelmente inspirados pela forma como a comunidade GivingTuesday abraçou este conceito para um movimento mundial", disse Asha Curran, CEO e co-fundadora da GivingTuesday. "Enquanto nos preparamos para o dia 3 de dezembro, estamos cheios de energia e encorajados pela generosidade da comunidade. Os níveis de criatividade, esforço e qualidade das ideias que as pessoas criaram e partilharam são fenomenais."

 


SOBRE A LPN

Fundada em 1948, a Liga para a Protecção da Natureza é a mais antiga associação de defesa do ambiente em Portugal.
Com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos, ao longo destes mais de 70 anos tem vindo a contribuir para a conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras.
Saiba mais em www.lpn.pt

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt