LPN constrói abrigos para a fauna em charcos temporários

Têm vindo a ser implementadas medidas de gestão de habitat para melhorar o estado de conservação dos charcos temporários existentes na região de Castro Verde, nomeadamente através da construção de abrigos para a fauna.

 

Com esta medida pretende-se aumentar a disponibilidade de abrigos, na envolvente dos charcos, sobretudo para os anfíbios, de forma a que estes animais tenham mais locais adequados para permanecer, com sombra, alguma humidade e proteção contra predadores. Para esse efeito, construíram-se vários amontoados de pedra fora das zonas de encharcamento ou afastados das zonas mais profundas. Prevê-se que este tipo de abrigos seja especialmente utilizado durante o período mais seco do ano, em que os charcos secam e a humidade do solo é muito reduzida obrigando os anfíbios a reduzir a sua atividade e procurar locais mais húmidos.

 

Esta medida é implementada no âmbito do projeto “Promover a Conservação dos Charcos Temporários no Baixo Alentejo”, que decorre até ao final de 2023, financiado pela associação VIRIDIA.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt