A convite do professor de Geografia - José Leal, a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), realizou uma ação de sensibilização ambiental no Agrupamento de Escolas dr. Azevedo Neves – Amadora, no dia 26 de fevereiro dirigida aos alunos do 11º ano, onde foram abordadas questões fundamentais sobre desenvolvimento sustentável e conservação da natureza, com especial destaque para a divulgação dos Projetos de Conservação da Natureza da temática dos solos e gestão dos recursos naturais.
Durante a apresentação, o professor destacado na LPN - Jorge Fernandes deu a conhecer os principais projetos de conservação desenvolvidos pela organização e o seu papel de destaque na proteção do Ambiente. Os alunos puderam conhecer iniciativas como o projeto de conservação do lince-ibérico, as ações de preservação das estepes cerealíferas e os programas de proteção de habitats em áreas protegidas.
A importância do solo como recurso não renovável foi um dos temas centrais da sessão. O professor explicou aos jovens como este recurso é essencial para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, realçando os riscos da erosão, contaminação e impermeabilização dos solos, problemas cada vez mais prementes face às alterações climáticas.
"Queremos que os alunos compreendam que o solo é muito mais do que a superfície que pisamos. É um recurso vivo, que demora centenas de anos a formar-se e que pode ser perdido rapidamente se não adotarmos práticas sustentáveis", explicou o professor dinamizador da ação.
Os alunos participaram ativamente na sessão através de debates e dinâmicas de grupo, onde puderam refletir sobre soluções para os desafios ambientais atuais. No final, foram convidados a participar em futuras atividades de voluntariado ambiental promovidas pela LPN.
A iniciativa insere-se no programa educativo da LPN, que visa formar cidadãos mais conscientes e participativos na preservação do património natural, começando pelas gerações mais jovens, que serão responsáveis pelas decisões ambientais do futuro.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt