LPN encerra mais uma temporada de limpeza de praias

Numa parceria entre a LPN e o Pingo Doce, realizou-se mais uma edição de limpeza de praias no âmbito da campanha “Amar o Mar”. Durante um mês percorremos 10 praias de norte a sul do país e rapidamente nos apercebemos de que esta edição teria um grande impacto junto dos mais novos. Com uma ótima adesão por parte das escolas, contámos com a participação de turmas de 10 escolas, com alunos de diferentes idades. Juntamente com outros participantes que responderam a este apelo, crianças dos 5 aos 18 anos juntaram-se para limpar as nossas praias e aprender mais sobre o problema da poluição marinha.

 


Iniciámos a campanha no dia 17 de outubro no Algarve, nas praias de Faro, dos Pescadores (Albufeira) e da Luz (Lagos). Com um dia maravilhoso de sol e calor, recebemos turmas das escolas EB1/JI Conceição de Faro, EB1 de Vale de Pedras e da escola da Luz. Depois de introduzida a atividade e dadas as instruções iniciámos a limpeza com grande motivação. Nestas praias encontrámos principalmente residuos pequenos como beatas, cotonetes, palhinhas e algumas latas e garrafas de plástico. Com muita paciência estes resíduos foram recolhidos e no final enchemos 6 sacos de 60 litros, para o conjunto das três praias. Foi um ótimo início!

 


Rumo a Lisboa, realizaram-se ações nas praias da Comenda (Setúbal) e da Saúde (Almada), sendo que nesta última esteve presente a escola EB Louro Artur. Em Setúbal, a adesão de particulares foi importantíssima para intervir numa zona onde se recolheram bastantes residuos, enchendo 12 sacos de 60 litros. Seguiram-se as praias da Apúlia (Esposende), com a Escola Profissional de Esposende, a praia Paredes da Vitória (Alcobaça), com o Centro Escolar da Benedita e a praia D’El Rei (Óbidos) com a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos. Nestas praias os tipos de resíduos apanhados foram distintos de outras praias que já tínhamos intervencionado. A recolha de redes de pesca, caixas de esferovite, garrafas de plástico e vidro perfizeram um grande volume dos residuos encontrados, mas também se encontraram cotonetes e pellets de plástico que pediam um trabalho mais minucioso, aceite pelos participantes.

 


No dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, a ação decorreu na praia de Santo Amaro de Oeiras com uma enorme adesão. Contámos com a presença de quase 100 participantes, várias escolas (EB2,3 Conde de Oeiras, Escola Secundária de Gama Barros, Escola D. Francisco Manuel de Melo), mas muitos outros inscritos que responderam a este apelo. Num dia dedicado ao Mar, dividiram-se grupos entre a praia e a ribeira da Laje, e ao todo recolheram-se resíduos que encheram 20 sacos de 60 litros.

A 17 de novembro, realizámos a última ação na praia Grande (Sintra) com cerca de 40 participantes. Apesar  de se prever chuva e com um céu nublado, os participantes sempre motivados dividiram-se pela praia e área circundante para recolher o máximo de resíduos. Desde items pequenos, como cotonetes e beatas, até items maiores, como garrafas de plástico, vidro e caixas, identificou-se uma grande variedade de resíduos e proveniências. Usando os beatões disponibilizados pela Câmara Municipal de Sintra, contabilizámos só nesta ação cerca de 3200 beatas.

 

Terminada esta edição da campanha “Vamos limpar as nossas praias?”, vale a pena olhar para trás e avaliar o nosso esforço. Das 13 ações planeadas concretizaram-se 10. O mau tempo com previsões de chuva e agitação marítima impossibilitaram as ações em falta.


Foram recolhidos um total de 5700 litros de resíduos, o suficiente para encher 95 sacos de 60 litros. Mas para nós o maior sucesso foi certamente a adesão, com cerca de 413 participantes de diferentes idades. Cada ação foi uma oportunidade para sensibilizar para o problema da poluição, para os danos causados na fauna marinha e consequentemente para o Homem. Foi uma oportunidade para discutir hábitos do nosso dia-a-dia e do que podemos fazer para ajudar, sendo muitas vezes a palavra-chave REDUZIR!

 


Não podemos deixar de realçar o apoio por parte do nosso parceiro, o Pingo Doce, das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e outras entidades que foram essenciais na organização destas ações, e que sempre que possível estiveram também presentes no terreno. Um grande obrigado a todos os que partilharam, divulgaram e participaram nesta campanha!

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt