LPN marca presença nas praias com resultados positivos

A 15 de outubro terminou mais uma iniciativa “Vamos limpar as nossas praias?” no âmbito da campanha “Amar o Mar”. Esta parceria entre a LPN e o Pingo Doce conta já com a 4ª edição em que se destacaram as ações de sensibilização realizadas durante o mês de julho. Apesar da época balnear não ser a mais indicada para realizar limpezas de praia, é certamente a melhor altura para sensibilizar para a problemática do lixo marinho. Assim, a LPN marcou presença em 7 praias de Norte a Sul do país. Aqui dinamizou duas atividades para crianças e famílias para abordar os temas da biodiversidade marinha e a ameaça pelo lixo marinho. Mais de 300 participantes aproveitaram o seu dia na praia para aprender de uma forma divertida.

 

 

 


Outro grande desafio desta edição foram as limpezas em sistemas lagunares, nomeadamente na Lagoa de Óbidos e na Lagoa de Albufeira, que decorreram em julho. Mais de 100 voluntários ajudaram a retirar cerca de 1 tonelada e meia de resíduos, entre eles televisões, frigoríficos e outros monos.


Entre setembro e outubro, percorremos 13 praias do país com a participação de mais de 1000 voluntários. Com início a Sul, na Praia dos Pescadores (Albufeira) e Meia Praia (Lagos) contámos com participação de escolas e entidades de apoio social. Com mais de 30kg de resíduos recolhidos em ambas as praias, estava lançado o início da época de limpezas de praia. Em Sines, a forte participação com 139 voluntários possibilitou a recolha de cerca de 204 kg de resíduos e 3055 beatas na Praia da Costa de Santo André. Seguiram-se as praias em Sesimbra, Almada, Oeiras, Sintra, Caldas da Rainha, Alcobaça, Figueira da Foz, Espinho, Vila Nova de Gaia e Póvoa do Varzim. Ao todo, foram recolhidos cerca de 932 kg de resíduos e quase 13000 beatas.

 

 

 

 

 

Tudo isto foi possível graças aos voluntários, alunos de várias escolas, instituições sociais, empresas e particulares. Com o apoio das várias Câmaras Municipais e Pingo Doce foi possível sensibilizar os participantes e ter um impacto direto na remoção destes resíduos. É excelente ver cada vez mais participantes e pessoas alertas para esta questão, no entanto, continuamos a ter demasiados resíduos nas nossas praias e linhas de água. Temos de começar a alterar hábitos, reduzir os resíduos produzidos e reciclá-los no fim de vida. Todos temos impacto no dia-a-dia, e não precisamos de ir à praia para fazer a diferença. Esperamos continuar a contar com cada vez mais voluntários, mas principalmente com cada um de vós, todos os dias!

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt