LPN parceira do Futurama, novo projeto cultural e artístico do Baixo Alentejo

“Futurama – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo” é o nome do novo projeto coordenado por John Romão, encenador, programador cultural, curador e diretor artístico, que visa a coesão territorial, a descentralização da oferta cultural contemporânea, corrigindo o desequilíbrio do seu acesso através de uma programação inspirada no capital cultural, natural e humano alentejano. Procura criar novos espaços de interação e inclusão, fomentando a cidadania e a igualdade, através do diálogo com comunidades de idades e conhecimentos diversos.

 

Participam no Futurama os municípios de Beja, Mértola, Serpa e também Castro Verde, região designada pela UNESCO enquanto Reserva da Biosfera, que acolhe o Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho e onde a LPN desenvolve trabalho há mais de 20 anos. Esta forte ligação e presença da LPN em Castro Verde determinou a sua participação no projeto, a convite do seu coordenador.

 

“Percebemos desde o primeiro momento que o Futurama se baseia numa missão de grande mérito, que vem responder a desafios concretos e com a qual nos revemos”, afirma Rúben Oliveira, membro da Direção Nacional da LPN. “Pensar no desenvolvimento sustentável, numa promoção social, económica e ambiental equitativa e justa, requer uma visão alargada e atenta a novas abordagens. O Futurama representa isso mesmo, uma nova abordagem para promover e sensibilizar para a preservação do património cultural e natural do Baixo Alentejo, tão importante para as suas populações e economia, como para todo o país”, acrescenta.

 

O projeto encontra-se estruturado em quatro atividades principais: (i) residências artísticas para novas criações e investigações nos domínios das artes visuais, artes performativas, música, arte sonora, cinema e arte digital, inspiradas no capital simbólico, cultural, natural e humano do Baixo Alentejo; (ii) cantexto, na interseção entre o Cante Alentejano e a literatura contemporânea, procurando a salvaguarda e regeneração deste património ao convidar prestigiados autores portugueses a escrever para oito grupos corais da região; (iii) constelações, assente na diversidade, proximidade e circulação dentro e entre municípios, promovendo um diálogo entre as práticas culturais tradicionais e as práticas artísticas contemporâneas; e (iv) programa educativo, alinhado com o Plano Nacional das Artes e em parceria com equipamentos de ensino secundário e superior da região, serão apresentados programas continuados de formação e criação, sessões mensais de encontro com artistas nas escolas secundárias e a celebração do centenário do artista Joseph Beuys, assente na colaboração transdisciplinar entre alunos de música e de têxteis.

 

 

Assista à sessão de lançamento do projeto em https://fb.watch/5eVzDZJOVd/

 

Saiba mais em https://futurama-alentejo.com/

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt