O dia Internacional da Limpeza Costeira celebra-se anualmente no terceiro sábado de Setembro em mais de 100 países a nível global e pretende sensibilizar e chamar a atenção a todos os cidadãos para a problemática do lixo marinho, mobilizando cada vez mais pessoas a tomarem uma atitude participativa em prol dos oceanos e do ambiente.
Todos os anos, em comemoração deste dia, são promovidas por várias entidades a nível mundial, ações de limpeza de zonas costeiras, praias, rios e outros ecossistemas marinhos, incluindo também ações de limpeza subaquáticas.
Em 2024, numa semana dedicada ao Dia Internacional da Limpeza Costeira, a Liga para a Protecção da Natureza, no âmbito da iniciativa Mares Circulares apoiou diversas iniciativas de limpeza costeira em várias zonas do país, abrangendo cinco municípios: Oerias (Praias de Algés, Cruz Quebrada e Dafundo), Seixal (Praia da Velha), Setúbal (Parque de Merendas da Mitrena), Figueira da Foz (Praia de Quiaios) e Marinha Grande (Praia de Vieira de Leiria).
Estas iniciativas contaram com a presença de mais de 350 participantes, voluntários e colaboradores de várias empresas, entidades e associações a nível nacional. Foram recolhidos mais de 700 kg de resíduos, maioritariamente plásticos e lixo indiferenciado, sendo que em algumas das praias foi também recolhida uma grande quantidade de vidro e madeira processada. Foram ainda contabilizadas mais de 5000 beatas de cigarro.
Faça parte da solução e junte-se ao Mares Circulares!
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt