Moura, um destino onde mora a Natureza

Desde o final de setembro que Moura dispõe de uma nova infraestrutura que veio enriquecer a oferta turística na região, ao mesmo tempo que divulgando e valorizando o seu rico património natural – o Centro Contenda NATUR.

 

Este novo espaço localiza-se em plena Natureza, na Herdade da Contenda, uma propriedade pública, do Município de Moura, onde há mais de uma década a LPN desenvolve em parceria iniciativas com vista à promoção do habitat de várias espécies ameaçadas, como o lince-ibérico, o abutre-preto e, mais recentemente, o saramugo.

 

Portugal é um dos países europeus mais ricos em biodiversidade. Longe da pressão desproporcionada do turismo de massas e da forte pressão urbanística, o Alentejo apresentasse-nos como um território onde as pessoas vivem há milénios em comunhão com a Natureza, como parte dela. Um privilégio partilhado com quem visita a região, trazendo à biodiversidade um valor cultural e recreativo importante para a identidade e economia local das populações, e demonstrador das sinergias entre a conservação da natureza e o turismo de natureza.

 

Localizado no edifício “Casa dos Guardas”, na entrada sul da Herdade, o centro Contenda NATUR disponibiliza serviços e espaços comuns de apoio às atividades turísticas, constituindo um pólo de receção destinado ao acolhimento e prestação de informação aos visitantes sobre os percursos turísticos e as características da Herdade da Contenda.

 

A LPN marcou presença no evento de inauguração, congratulando o Município de Moura e a Herdade da Contenda, E.M. pela forma encontrada para promover e partilhar um bem público, de inestimável valor, sem por em causa a sua preservação e a sua continuidade para acesso e usufruto pelas gerações vindouras.

 

Para Nuno Pedroso, da Direção Nacional da LPN, “o Centro Contenda NATUR ajuda-nos à interpretação da Herdade da Contenda e a sua rede de percursos pedestres possibilita-nos viver uma experiência de imersão numa área que aos dias de hoje ainda se mantém prístina e selvagem.” Aqui podemos com muita facilidade observar abutres-pretos, grifos e veados. Um olhar mais atento e paciente, cruzar-se-á ainda com a águia-real ou a cegonha-preta, ou o colorido dos abelharucos no verão. “É, sem dúvida, um espaço de eleição, único em termos de património natural, material e imaterial. Prova disso é a sua toponímia cuidadosamente partilhada com o visitante através da sinalética local”. Um espaço que “honra quem ali viveu e laborou ao longo dos anos”.

 

 

O projeto “CONTENDA NATUR

Plano Integrado de Desenvolvimento Turístico da Herdade da Contenda” é cofinanciado pelo Turismo de Portugal. A apresentação do Centro Contenda NATUR contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, o presidente da Câmara Municipal de Moura e do Conselho da Administração da Herdade da Contenda, E.M., Álvaro Azedo, o presidente da Assembleia Geral da Herdade da Contenda, Manuel Bio, e o administrador executivo da Herdade da Contenda, Pedro Rocha.

 

 

Se está de visita à região,

Para além do Centro Contenda NATUR, a LPN convida-o também a visitar a exposição “Memórias sobre o Lince na Herdade da Contenda”, em exibição na escola primária de Santo Aleixo da Restauração.

 

Veja também o vídeo sobre a Herdade da Contenda e o regresso do Abutre-preto ao Alentejo enquanto nidificante, produzido no âmbito do projeto POCTEP Orniturismo, do qual a LPN foi entidade parceira. Clique aqui.

 

Saiba mais sobre a Herdade da Contenda e como a visitar, aqui.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt