Setúbal e a cadeia da Arrábida apresenta-nos uma geodiversidade numa escala temporal, que ultrapassa a génese da humidade e que foi aflorada. Através de uma ação de formação para professores organizada pela LPN, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da Associação da Baía de Setúbal e do Mares Circulares. possibilitou conhecer melhor o seu património geológico e cultural.
Orientada pelo professor Paulo Caetano do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a ação de formação de saída de campo, viajou pelos “degraus” do tempo geológico, acompanhando as variações climática e as variações dos ambientes sedimentares, no mais elegante exemplo da tectónica Alpina.
A saída de campo inserida no plano de atividaes de Educação Ambiental do Programa Bandeira Azul, teve início em Casais da Serra e contou com a participação de duas dezenas de professores que tiveram a oportunidade de conhecer com “um outro olhar” a Arrábida, permitindo atualizar conhecimentos para que desenvolvam atividades e saídas de campo com os seus alunos.
Após um enquadramento teórico da Geologia da Arrábida efetuada em Casais da Serra, pelo professor Paulo Caetano, efetuou-se uma visita guiada, tendo sido dado a conhecer alguns locais de interesse patrimonial, científico e didática, como por exemplo o eixo do Anticlinal do Formosinho, a Pedreira do Jaspe – Brecha da Arrábida e o Miradouro do Portinho da Arrábida.
Não obstante, o intenso nevoeiro que se abatia durante aquela manhã, as explicações do professor Paulo Caetano foram bem claras, permitindo evidenciar os aspetos geomorfológicos, tectónicos e, formas típicas de paisagens sedimentares da Arrábida.
A Arrábida é no seu conjunto de diversidade de processos geológicos e tectónicos nela evidenciados, com tipos litológicos únicos, associados ao património cultural e biodiversidade de uma riqueza excecional que importa conservar e valorizar.
A realização destas saídas de campo pela Arrábida e Setúbal, dando a conhecer alguns locais emblemáticos, permitindo a observação direta e interpretação de materiais geológicos e da geodiversidade, possibilita o reforço dos princípios e eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental. É esse o pressuposto da LPN, o de promover uma participação informada e consciente, rumo a um desenvolvimento sustentável.
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