O jardim da LPN ganhou uma nova toca, para lince!

Há em Lisboa um espaço onde as crianças podem descobrir, aprender e brincar na Natureza. Um jardim onde réplicas de animais ameaçados se escondem por entre a exuberante vegetação autóctone.

 

No jardim da Sede da LPN, em Lisboa, por entre freixos, carvalhos e um prado florido, espreitam algumas das mais raras e ameaçadas espécies animais pela conservação das quais a associação tem vindo a trabalhar.

 

Ali, na exuberância da primavera, há mesmo quem confunda réplicas com realidade. De tamanho real, estes objetos tridimensionais e coloridos permitem ao público uma verdadeira experiência de contacto. Uma vivência que, particularmente no caso das crianças, se revela importante no processo de aprendizagem.

 

Entre as réplicas, estão o emblemático lince-ibérico, a majestosa rainha das estepes – a abetarda –, ou o imponente abutre-preto, à vista de todos, sem corrermos o risco de os perturbar!

 

Os locais de cada espécie foram escolhidos a rigor, deixando pistas sobre o comportamento destes animais na natureza. No caso do lince-ibérico, o seu espaço foi agora enriquecido com a instalação de uma toca artificial.

 

 

 

 

Feita de ferro e madeira e revestida a cortiça, a estrutura mimetiza um tronco de sobreiro caído no chão, onde uma fêmea de lince encontra um abrigo seguro e tranquilo para as suas futuras crias. A toca, adaptada de um modelo espanhol, foi desenhada pela LPN quando esta coordenava no Sudoeste do país o projeto LIFE Habitat Lince Abutre. Nessa altura foram criadas oito destas estruturas que, numa medida experimental, foram instaladas em áreas com habitat adequado à presença da espécie mas com reduzida disponibilidade de abrigos naturais para reprodução.

 

A toca que hoje enriquece educacionalmente o jardim da LPN, veio de uma oficina de serralharia de Safara, no Alentejo, e viajou até Lisboa, onde esteve em exposição na Trienal de Arquitetura, como parte de uma instalação artística do arquiteto James Westcott e da sua equipa, que a ofereceram à LPN para fins de sensibilização ambiental.

 

Venha visitá-la, no nosso jardim!

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt