“O nosso modo de vida prejudica os Oceanos! Tome uma atitude para salvar O NOSSO PULMÃO AZUL!” é o mote desta campanha, mensagem evidenciada no website oficial ourbluelung.eu/.
A Seas at Risk, Organização Não Governamental de Ambiente, sediada em Bruxelas, da qual a LPN é membro, lançou ontem oficialmente a campanha #OurBlueLung, em português “o nosso pulmão azul”. O nome da campanha é inspirado no facto de que cerca de 50% do Oxigénio que respiramos vem do Oceano, o nosso pulmão azul! A campanha apela aos Governos que implementem medidas para Mares Limpos e Saudáveis até 2020 e foca, para já, cinco das principais causas de Impactos no Oceano: Sobre-Pesca, Ruído subaquático, Plásticos, Químicos e Agricultura intensiva.
Desde 2008, a União Europeia tem uma das regulamentações mais avançadas do mundo para proteger o meio ambiente marinho, a Diretiva Quadro Estratégia Marinha (Diretiva 2008/56/CE). Com esta Diretiva, os Governos Europeus comprometeram-se a fazer todo o possível para preservar a biodiversidade marinha, acabar com a pesca excessiva, parar a poluição química e por plásticos e eliminar progressivamente a poluição sonora submarina até 2020. Mas a pouco mais de um ano desta meta, ainda estamos longe de alcançar esses objetivos, quer em Portugal, quer nos restantes Estados Membros.
É por isso que a Seas at Risk lança esta campanha, em articulação com os seus membros espalhados um pouco por toda a Europa. A LPN apoia esta campanha desde a sua génese, tem trabalhado na sua preparação e está empenhada em “dar-lhe voz” a nível Nacional. Queremos que esta campanha chegue por um lado ao nosso Governo, que tem que implementar medidas efetivas para atingir os objetivos a que se comprometeu, e por outro, aos cidadãos que precisam estar consciente das consequências que advêm da não implementação de medidas séries que invertam a tendência de degradação do meio marinho.
A campanha está na internet com um website próprio: http://ourbluelung.eu/, Twitter (twitter.com/OurBlueLung?lang=en) e Facebook (www.facebook.com/ourbluelung/).
A LPN irá também divulgar a campanha, nomeadamente no seu Facebook. Esperamos que vão acompanhando e também divulgando as mensagens pelos vossos contactos.
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