O Regresso de um Gigante: Apresentação do novo vídeo de animação LIFE Aegypius Return

Numa notável história de conservação e recuperação, o abutre-preto (Aegypius monachus), espécie que chegou a estar extinta como reprodutora no nosso país, está a ter um regresso promissor em Portugal e no Oeste de Espanha. O novo vídeo de animação do LIFE Aegypius Return, "O Regresso de um Gigante", conta a história do declínio e da recuperação desta magnífica ave e está disponível em inglês, português e espanhol.

 

 

 

 

Uma recuperação notável

O abutre-preto, uma ave majestosa com uma envergadura de três metros, foi outrora uma visão comum nos céus da Europa. No entanto, a sua população diminuiu drasticamente no século XX, devido à perda de habitat, ao envenenamento de animais selvagens e à perseguição direta. Na década de 1970, a espécie estava extinta enquanto reprodutora em Portugal e, em Espanha, restavam pouco mais de 200 casais.

 

A situação começou a melhorar em Espanha, no final da década de 1980, quando os esforços de conservação dirigidos e a proteção legal desencadearam uma recuperação notável. A população de abutres-pretos em Espanha pôde crescer e, em 2010, a espécie recolonizou naturalmente Portugal, no Tejo Internacional, com aves de colónias reprodutoras espanholas próximas a começarem a nidificar e a reproduzir com sucesso. Em 2022, a população de abutres-pretos em Portugal tinha aumentado para cerca de 40 casais, mas a espécie continuava frágil e o processo de recolonização era lento e limitado.

 

 

Um abutre-preto adulto a chegar ao ninho, onde a sua cria espera. ©Paulo Monteiro/SPEA

 

 

O Projeto LIFE Aegypius Return: Um novo capítulo na conservação

Para fazer face aos desafios que a população de abutres-pretos continua a enfrentar, em 2022 teve início o projeto LIFE Aegypius Return. Esta iniciativa transnacional e multidisciplinar visa consolidar e expandir a população de abutres-pretos em Portugal e no oeste de Espanha. Os objetivos do projeto são ambiciosos: duplicar a população reprodutora em Portugal, aumentar o sucesso reprodutor e melhorar a conetividade entre colónias.

 

Através de um conjunto de ações, incluindo a reabilitação e o soft release de abutres-pretos, a construção de plataformas de nidificação artificiais e a criação de áreas de alimentação suplementar, o projeto está a trabalhar para mitigar as ameaças e criar um ambiente seguro e próspero para a espécie. Ao envolver as comunidades locais e promover práticas que ajudam as espécies necrófagas, o projeto está também a ajudar a reduzir os conflitos entre humanos e animais selvagens e a promover a coexistência com o abutre-preto.

 

Todos os esforços estão a dar frutos, pois após um ano de projeto, em 2023, o número de casais reprodutores registados em Portugal duplicou para 78-81. Os resultados de 2024 estão quase fechados e serão divulgados em breve; as primeiras aves de soft release estão a voar alegremente pela região do Douro Internacional, e 34 crias já foram amostradas e marcadas – contribuindo com informação científica crucial para uma melhor conservação da espécie.

 

 

Equipas do projeto LIFE Aegypius Return monitorizam a reprodução do abutre-preto em Portugal ©VCF

 

 

Junte-se à missão

O projeto LIFE Aegypius Return é um exemplo do poder da colaboração na conservação. Cofinanciado pelo Programa LIFE da UE, o projeto reúne um leque diversificado de partes interessadas, incluindo parceiros locais e autoridades nacionais, para trabalharem em prol de um objetivo comum.

 

A união de esforços faz a real diferença para esta impressionante espécie. Quer juntar-se a nós? O primeiro passo pode ser tão simples quanto partilhar este vídeo para ajudar a divulgar a importância da conservação do abutre-preto.

Mas há muitas outras formas de participar. Se vive em Portugal ou em Espanha, pode desempenhar um papel decisivo para nos ajudar a combater o crime contra a vida selvagem. Se se deparar com alguma atividade suspeita, informe imediatamente as autoridades. A sua denúncia pode contribuir para levar os criminosos à justiça e dissuadir estes crimes, ajudando os abutres-pretos.

 

Juntos, podemos criar um futuro mais seguro para o abutre-preto. Todas as ações contam!

 

 

Sobre o projeto LIFE Aegypius Return 

 

 

O projeto LIFE Aegypius Return é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. O seu sucesso depende do envolvimento de todos os stakeholders relevantes, e da colaboração dos parceiros, a Vulture Conservation Foundation (VCF), beneficiário coordenador, e os parceiros locais Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, Herdade da Contenda, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Liga para a Protecção da Natureza, Associação Transumância e Natureza, Fundación Naturaleza y Hombre, Guarda Nacional Republicana e Associação Nacional de Proprietários Rurais e Associação Nacional de Proprietários Rurais Gestão Cinegética e Biodiversidade.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt