Oficina sobre Vermicompostagem

A convite da professora Andreia Monteiro, a LPN desenvolveu uma ação na Escola Secundária de Camarate no dia 4 de dezembro sobre “Vermicompostagem – Uma ementa para o solo” para os alunos do Clube de Jardinagem da Escola. Dinamizada pelo professor destacado Jorge Fernandes, tendo como “actrizes” as minhocas vermelhas, foi efetuada uma pequena  abordagem teórica ao tema da vermicompostagem e da sua utilidade para a fertilização, recuperação dos solos, redução e eliminação da perigosidade dos resíduos.

 

 

Fotografia de Albertina Ramos.

 

Os alunos participaram num jogo sobre as caraterísticas biológicas, importância e papel que esses organismos desempenham na melhoria da qualidade dos solos.

 

Fotografia de Albertina Ramos.

 

Fotografia de Andreia Monteiro.

 


Não foi por acaso que estes animais granjearam a admiração de pessoas famosas como Cleópatra que as considerou como animal sagrado, que Aristóteles as designou como “intestinos da terra” e que Charles Darwin publicou o seu último livro dedicado a estes anelídeos.

 


Após a separação dos resíduos orgânicos e sua seleção, os alunos participaram ativamente na elaboração da “cama para as minhocas”, onde irão estar confortavelmente instaladas até daqui a 3-6 meses se poder recolher o húmus e o “chá de vermicomposto” para se aplicar no solo, floreiras da escola e servir de “alimento” para as plantas.

 


Grande parte dos solos portugueses carecem de matéria orgânica sendo a sua produtividade mantida com recurso a adubos de síntese gerando diversos problemas ambientais. A o estabelecer-se “a ponte” para a temática dos solos e sabendo-se que o Homem é considerado um dos mais importantes agentes capazes de conduzir ao aumento da fertilidade dos solos, as ações sobre a temática dos solos, de compostagem e vermicompostagem tornam-se prioritárias inserindo-se no objetivo da Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA2020 de Valorizar o Território. Para além da contribuição para a Conservação dos Solos a vermicompostagem possibilita reduzir as quantidades de matéria orgânica que iriam para os aterros sanitários ou para as centrais Incineradoras contribuindo para a redução do Aquecimento global.

 

 

O termos presenciado a espontaneidade e envolvimento dos alunos na Oficina de Vermicompostagem foi a grande recompensa que se teve. Os nossos agradecimentos pela diligência e participação da professora Andreia Monteiro que lançou o desafio da LPN ir à escola e da professora Albertina Marques responsável pelo Clube da Jardinagem dos alunos do 8º e 9º ano da escola.

 

 

Fotografia de Andreia Monteiro.                Fotografia de Albertina Ramos.

 

 

NA

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt