A LPN organizou a 3ª Edição da ação formação “Orquídeas Silvestres: Observação e Identificação” no Parque Florestal de Monsanto e, mais uma vez, contou com a participação de Armando Frazão, autor do guia de campo “Orquídeas silvestres da Arrábida”.
Esta ação teve início junto ao Centro de Interpretação de Monsanto, fazendo daí em diante um percurso entre as zonas da Serafina e do Calhau e regressando ao Centro de Interpretação para terminar.
As orquídeas silvestres são plantas pertencentes à família Orchidaceae, uma das que tem o maior número de espécies e maior diversidade.
Em Portugal todas as orquídeas são plantas herbáceas terrestres. Entre as várias características que identificam as orquídeas silvestres, de uma forma geral estas caracterizam-se por possuírem flores com três sépalas e três pétalas, agrupadas ao cimo do caule e acima das folhas e posicionadas em cacho mais ou menos denso. A pétala central é diferenciada das restantes e designa-se como ‘labelo’.
Ao longo do nosso percurso tivemos a oportunidade de ver várias espécies:
Esta saída de campo foi uma autêntica ‘aula’ ao ar livre! Para além de ter dado a conhecer as orquídeas silvestres no nosso território, teve como objetivo sensibilizar para a necessidade de as proteger. À semelhança das restantes plantas silvestres, a perda de habitat é para as orquídeas a sua maior ameaça (por vezes, no país inteiro, uma espécie apenas existe numa área muito restrita).
O nosso obrigado a todos os participantes e em especial ao nosso guia Armando Frazão pela sempre disponibilidade para partihar connosco o seu conhecimento sobre as orquídeas silvestres.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt