O projeto Literacia para a Floresta da LPN, que valoriza a floresta e o património local alcançou no ano letivo 2022/2023 a sua maior adesão desde o seu arranque.
O projeto Literacia para a Floresta da LPN foi implementado pelo terceiro ano letivo consecutivo à escala nacional, tendo alcançado uma taxa de adesão ainda superior ao ano anterior, com mais de 2700 alunos participantes do 2º e 3º ciclo de ensino. No ano letivo 2022-2023, os municípios de Albufeira, Alcobaça, Almada, Braga, Lagos, Marvão, Moura, Odemira, Sintra, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Famalicão e Vila Pouca de Aguiar associaram-se ao projeto para proporcionarem aos seus alunos uma experiência enriquecedora que associa a sala de aula à Natureza, levando-os a descobrir e valorizar as florestas da região onde habitam.
O projeto desenrolou-se através de dois módulos distintos, o de iniciação para os alunos que participaram pela primeira vez e o módulo de continuidade, para as turmas que já tinham participado em anos anteriores. Cada turma teve um acompanhamento ao longo de praticamente todo o ano letivo, através da realização de 5 sessões online e presenciais. As sessões teóricas do módulo de iniciação incidiram em temas como a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal, a sua biodiversidade, os seus valores, serviços que presta e ameaças. Já no módulo de continuidade, os alunos aprenderam mais sobre perda da biodiversidade, escassez de recursos naturais e alterações climáticas, tendo sempre por base os ecossistemas florestais.
Em ambos os módulos, todas as turmas participaram numa saída de campo a uma floresta da região para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido. Para concluir, em cada município decorreu um encontro municipal online onde todos os envolvidos puderam ser ouvidos, dar o seu feedback sobre o projeto, assim como sugestões e recomendações do que pode ser feito a nível da proteção da floresta local.
De uma forma geral, todos os alunos, professores e municípios partilham da mais-valia que representa a participação no projeto, sendo que as saídas de campo foram sempre consideradas o ponto alto desta iniciativa, sendo muito importante a ligação entre a educação e a natureza de uma forma mais prática.
O projeto Literacia para a Floresta irá retomar no próximo ano letivo de 2023/2024, contando com algumas alterações ao formato original, incluindo aulas virtuais para os alunos, a formação e capacitação de professores envolvidos, a participação dos alunos e professores em 3 webinares temáticos sobre a floresta com especialistas convidados, o apoio e capacitação para a realização duma exposição na escola sobre a Floresta Local e mantendo ainda as saídas de campo numa área florestal local, assim como o encontro municipal com todos os envolvidos no projeto em cada concelho.
As inscrições para o projeto de Literacia para a Floresta no próximo ano letivo estão agora abertas e decorrem até ao final de agosto. Entidades como as comunidades intermunicipais e os municípios podem inscrever-se diretamente, fazendo chegar a sua intenção por e-mail à LPN, enquanto as escolas e professores interessados terão de fazer passar o seu interesse pelos órgãos municipais.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt