Preservar a serra de Carnaxide

A LPN apoiou a sociedade civil na organização de uma saída/convívio “Open Day” com animação na Serra de Carnaxide que teve como objetivo alertar para a importância da sua conservação.


O evento incluiu paragens temáticas, animação e reagrupamento com convívio e intervenção de Investigadores e cientistas sobre a importância da Serra.


Com uma ampla participação (aproximadamente cerca de 200 participantes o evento envolveu a população contando com a participação de investigadores, nomeadamente os professores Eugénio Sequeira e Filipe Duarte Santos e também com a presença de algumas personalidades mediáticas todas elas empenhadas na defesa e proteção da serra de Carnaxide.


Caminhou-se pela encosta sul, com belas vistas para a embocadura do Estuário do Tejo, numa área de solos excelentes (‘terra vermelha”) divulgando o património natural e cultural da região bem como a sua relação com as dinâmicas das atividades humanas.
Efetuou-se um percurso junto a um aqueduto subterrâneo do século XVIII, visível pela monumental Mãe-d’Água e pelas claraboias, numa zona de abundante água, paisagem exuberante e rica flora.


A Serra já esteve integrada na Reserva Ecológica Nacional e Reserva Agrícola Nacional (REN e RAN) e foi desafectada. Constituindo o único espaço verde entre o Parque Florestal do Monsanto e a serra de Sintra na área metropolitana de Lisboa, com solos férteis, nascentes de água e com um património cultural classificado como monumento de Interesse Público é prioritária a sua conservação.


A serra de Carnaxide é uma causa emergente que implica um reforço de cidadania ambiental. Todos deveremos continuamente contribuir para a construção de uma estrutura urbana moderna no qual o ordenamento sustentável proporciona uma maior ligação do território com os cidadãos respeitando os seus valores ecológicos. Deveremos encontrar soluções de desenvolvimento compatíveis com a natureza e não com a expansão urbana descontrolada que afeta os melhores solos e as fontes de recursos hídricos. Nesse âmbito continuaremos a apoiar esta causa que poderão acompanhar também no facebook em:

https://www.facebook.com/serradecarnaxide/

 

Mãe D´água do aqueduto de Carnaxide – Monumento de Interesse Público salientando-se a importância de o valorizar e de se preservar as nascentes de água da serra de Carnaxide.

 

Caminhada na serra de Carnaxide.

 

 

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt