Quinta da Moenda recebe a Escola Superior Agrária de Coimbra

No dia 27 de outubro a Quinta da Moenda contou com a visita da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra.

 

A visita foi coordenada por Joaquim Sande Silva, professor do Politécnico de Coimbra e vogal da Direção Nacional da LPN e contou com a presença dos seus alunos dos cursos de Especialização Tecnológica em Defesa da Floresta e de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais.

 

Na Quinta Moenda juntou-se ao grupo o Samuel Vieira, colaborador da LPN impulsionador do trabalho de restauro ecológico que tem sido feito nesta propriedade florestal com o principal objetivo de proteção do arvoredo autóctone existente.


Para além do historial da Quinta da Moenda, foram também abordados assuntos relacionados com a Silvicultura para a prevenção de incêndios e com o controlo de espécies invasoras.

 

Atualmente a Quinta da Moenda é um exemplo de boas práticas de restauro ecológico, apresentando-se como uma floresta modelo, dominada por carvalhos (Quercus spp.), bordos (Acer pseudoplatanus) e castanheiros (Castanea sativa). Esta ilha de biodiversidade, no meio de uma paisagem dominada pelo eucalipto, é o resultado de uma gestão ativa, trabalhando com a natureza e ajudando a sucessão ecológica no sentido de obter uma floresta mais diversa, mais estável, mais resistente à passagem do fogo e mais autossustentável.

 

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt