Quinta da Moenda, um exemplo de boas práticas de restauro ecológico

Foi com muito agrado que a LPN recebeu e acompanhou a visita da delegação da Câmara Municipal de Alenquer, constituída pelo Sr. Vereador do pelouro do Ambiente, Paulo Franco e por mais três técnicos do município.

 

Joaquim Sande Silva, membro da Direção Nacional da LPN acompanhado pelo Samuel Vieira, colaborador da Associação e pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Poiares, Artur Santos deram a conhecer o trabalho de restauro florestal feito na Quinta da Moenda bem como as técnicas utilizadas.

 

 

 

 

Com a duração de cerca de três horas e meia, foi percorrida toda a área da Quinta, com paragem, observação e discussão nos locais representativos das várias fases do processo de restauro.

 

 

 

 

A delegação do município de Alenquer mostrou-se impressionada com os resultados produzidos e congratularam o trabalho que a LPN tem vindo a fazer no terreno, com a constatação que é possível restaurar os ecossistemas florestais nativos, mesmo em áreas muito degradadas em termos ecológicos, como era a Quinta da Moenda há 30 anos atrás.

 

A Quinta da Moenda era constituída por áreas invadidas por acácias que através da utilização de técnicas simples que apenas requerem algum conhecimento de botânica e de ecologia, e o acompanhamento da sucessão ecológica ao longo do tempo, modificaram a paisagem apresentando-se atualmente como uma floresta modelo, dominada por carvalhos (Quercus spp.), bordos (Acer pseudoplatanus) e castanheiros (Castanea sativa).

 

 

 

 

No final da visita ficou acordado um encontro desta vez ao concelho de Alenquer pela LPN, com o intuito de visitar áreas potenciais para aplicação de restauro florestal.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt