Os parceiros do DiverSea tiveram a sua Reunião Anual 2024 entre 8 e 10 de outubro, em Atenas, Grécia. Mais de cinquenta participantes, representando os 19 institutos do consórcio DiverSea, bem como outras entidades, participaram nesta reunião. Em conjunto, a equipa partilhou o trabalho realizado no primeiro ano do projeto e discutiu o caminho a seguir.
Este evento de 3 dias teve início no Anfiteatro Loannis Drakopoulos com uma receção calorosa pelo Instituto anfitrião, parceiro do DiverSea, a Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas (NKUA). Todos os pacotes de trabalho (WP) do DiverSea foram apresentados, desde a criação, a recolha, a análise e a previsão de dados marinhos (biodiversidade), até à comunicação, a disseminação, a coordenação e a orientação ética. LPN, enquanto lider do WP5, apresentou os resultados sobre a comunicação e a ciência cidadã. No final do primeiro dia, destacaram-se as apresentações de pós-doutorados e outros investigadores em início de carreira.
O segundo e terceiro dias centraram-se nos estudos de caso do DiverSea que incluem a costa norueguesa e sueca; a costa atlântica portuguesa; o Mediterrâneo ocidental e o Adriático; o Mediterrâneo oriental, o Mar Egeu e o Estreito de Dardanelos; e o Mar Negro.
Os parceiros do DiverSea estão a avançar numa vasta gama de ferramentas e tecnologias de monitorização, incluindo veículos autónomos de superfície e submarinos (ASV e AUV), satélite hiperespectral, bóias e sistemas de amostragem automática, por exemplo, o “Remote Access Sampler” e os inquéritos de amostragem de identificação fotográfica. Estas e outras ferramentas serão utilizadas para monitorizar as Variáveis Essenciais do Oceano (EOV) e as Variáveis Essenciais da Biodiversidade (EBV), tais como fitoplâncton, clorofila, ervas marinhas, abundância e distribuição de espécies, diversidade do microbioma, entre outras.
As sessões paralelas da Reunião Anual ofereceram uma oportunidade de mergulhar nos avanços das abordagens relativas ao ADN ambiental (eDNA), eRNA e DNAmarks, bem como outras tecnologias robóticas.
A importância do trabalho da DiverSea na vanguarda da monitorização da biodiversidade marinha foi enfatizada, uma vez que as apresentações externas ajudaram a colocar o nosso trabalho num contexto mais alargado. Uma apresentação do projeto DTO-BioFlow discutiu as suas contribuições para o European Digital Twin Ocean (EU-DTO), e apreciámos as apresentações dos nossos projectos irmãos financiados pela Europa HORIZON, MARCO-BOLO e OBAMA-NEXT.
Após esta reunião bem-sucedida, os parceiros estão agora de volta ao trabalho, revigorados e com energia para levar a cabo o trabalho planeado para o nosso segundo ano. À medida que voltamos a mergulhar na nossa investigação e com o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal a ser ativamente discutido na Convenção da Diversidade Biológica de 2024 (COP16), lembramo-nos da clara necessidade de projectos como o DiverSea e os nossos projectos parceiros contribuírem para melhorar os sistemas de monitorização e enfrentar os imensos desafios da perda de biodiversidade.
Sobre o projeto DiverSea
O projeto DiverSea - “Integrated Observation, Mapping, Monitoring and Prediction for Functional Biodiversity of Coastal SEAs” é financiado pela União Europeia, coordenado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e reúne uma equipa de 19 parceiros de 13 países. Este projeto de quatro anos foi lançado a 1 de setembro de 2023 e irá desenvolver métodos de ácido nucleico, tecnologia pioneira de observação e monitorização marinha para melhorar a qualidade dos dados. Este projeto será levado a cabo através de múltiplos estudos de caso na Europa.
Através de sete pacotes de trabalho, os parceiros do Diversea irão sintetizar múltiplas correntes de investigação num fluxo de trabalho que desenvolve e aperfeiçoa novas tecnologias de monitorização baseadas em ADN e integra diversas plataformas de dados e estudos de caso do DiverSea. Combinando e analisando a informação sobre as variáveis essenciais do oceano e da biodiversidade (EOV e EBV) para explorar a dinâmica da biodiversidade, será produzida uma plataforma de Painel de Serviços de Biodiversidade Marinha para comunicar os resultados científicos do DiverSea, incluindo indicadores ambientais e socioeconómicos chave com cenários científicos quantificados para as interações da diversidade societal e funcional, e as ligações da biodiversidade com os serviços do ecossistema. O projeto envolverá diferentes partes interessadas, por exemplo, decisores políticos, mas também o público em geral, através da comunicação com as partes interessadas e da ciência cidadã. Para mais informações https://www.ntnu.edu/diversea
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt