Fotografia: Iván Vr
O Rolieiro (Coracias garrulus) é uma ave estepária migradora estival que utiliza cavidades em árvores ou edifícios para nidificar. Em Portugal esta espécie tem o estatuto de “Criticamente em Perigo”, estimando-se que existam apenas entre 50 e 120 casais, dos quais a grande maioria se localizam na ZPE de Castro Verde.
Na ZPE de Castro Verde o Rolieiro beneficiou das medidas de conservação que foram efetuadas pela LPN para promover a recuperação do Peneireiro-das-torres, nomeadamente do aumento de locais de nidificação que se efetuou entre 2003 e 2006. Atualmente, o Rolieiro está presente em praticamente todas as colónias de Peneireiro-das-torres (Falco naumanni), seja nos edifícios rurais antigos que tiveram melhoramentos para a nidificação, nas novas torres e paredes de nidificação construídas, como também nas caixas-ninho que foram disponibilizadas. Contudo, as caixas-ninho que se colocaram eram de madeira, pelo que se deterioraram e não estão em boas condições atualmente.
Enquanto o Peneireiro-das-torres é uma espécie colonial que aumentou a sua população de uma forma significativa com a disponibilização de novas paredes e torres de nidificação, o Rolieiro é uma espécie territorial e o seu aumento populacional foi muito ligeiro.
Assim, disponibilizaram-se 26 novas caixas-ninho de cortiça revestida com cal, cuja durabilidade é muito superior à das caixas-ninho de madeira e que também têm um comportamento térmico melhor às altas temperaturas que se verificam no Alentejo durante a época de reprodução do rolieiro. A distribuição espacial das caixas-ninho pretende aumentar a área de distribuição ocupada com casais de rolieiro, reduzindo a falta de locais de nidificação que está a afetar esta espécie.
Parte destas novas caixas-ninho foram colocadas em postes de eletricidade graças à colaboração com a E-Redes, tendo sido dada preferência a apoios que dispõem de proteção anti-eletrocussão nas linhas elétricas.
A ação está inscrita no objetivo de aumentar a disponibilidade de ninhos para aves estepárias que nidificam em cavidades, patente no projeto de Promoção da conservação das aves estepárias em Castro Verde (Aves das Estepes), financiado pela Associação VIRIDIA - Conservation in Action.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt