“Sensing Campolide” um projeto inovador e pedagógico para analisar o ambiente urbano

O projeto “Sensing Campolide”, financiado pelo Fundo Ambiental e no qual a LPN é parceira, conseguiu, através da utilização inovadora de sensores em pontos estratégicos da freguesia, incentivar alunos da Escola Secundária Marquesa de Alorna e da Escola Profissional de ciências Geográfica, a analisarem o ambiente urbano da freguesia e a encontrarem soluções para a resolução de alguns problemas ambientais.

 

O “Sensing Campolide” é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, que tem como parceiros a NOVA Cidade Urban Analytics Lab, a Liga para a Protecção da Natureza e a Escola Profissional de Ciências Geográficas, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Campolide.

 

O projeto pretende contribuir para a conscientização da comunidade sobre o impacto das infraestruturas urbanas, na qualidade da água, do ar, e no ruído, bem como das infraestruturas verdes na saúde da população urbana, seguindo-se uma abordagem pedagógica.

 

O “Sensing Campolide” foi desenvolvido na freguesia de Campolide, trabalhando-se toda a componente pedagógica, de forma piloto, com os alunos do 9º A da Escola Secundária Marquesa de Alorna.

 

Para obter dados reais dos vários descritores ambientais, foram distribuídos dez sensores fixos pela freguesia, colocados em pontos estratégicos, assim como sensores portáteis, que os alunos utilizaram nas suas mochilas para recolherem alguns dados durante os seus percursos escola-casa. Para além dos sensores foram ainda criadas mochilas de análise, com kits para recolher e analisar amostras de água e solo e utilizadas pelos alunos da Escola Profissional de Ciências Geográficas.

 

A LPN promoveu ações de sensibilização sobre a preservação da natureza aos alunos do projeto, dando a conhecer algumas noções sobre os vários descritores ambientais em estudo e recomendando boas práticas e sugestões de como cada um pode ser agente ativo na preservação dos recursos naturais e a biodiversidade da freguesia.

 

A recolha de dados decorreu de setembro a final de dezembro e os alunos do 9º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna e alunos do 3º ano da Escola Profissional de Ciências Geográficas criaram projetos de análise de dados e de soluções corretivas durante as férias do natal, integrados num concurso escolar do “Sensing Campolide”.

 

 

 

No passado dia 17 de janeiro, realizou-se a cerimónia de apresentação de trabalhos e de atribuição de prémios aos alunos vencedores, contando com a presença de todos os alunos participantes no projeto, das suas famílias, dos diretores das escolas envolvidas, dos promotores e parceiros do projeto e da diretora do Fundo Ambiental.

 

Mais informação aqui

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt