Sessões de boas práticas em sistemas aquáticos

O Projeto LIFE Saramugo promoveu sessões de divulgação sobre procedimentos e práticas na pesca e agropecuária, numa perspetiva de gestão sustentável dos ecossistemas ribeirinhos compatível com aquelas atividades.

 

Como agentes com atividades antrópicas que podem influenciar direta ou indiretamente a qualidade dos sistemas aquáticos, é necessário que agricultores e pescadores sejam conscienciosos e responsáveis, e tentem fazer a diferença na gestão e preservação duma riqueza inestimável que são os territórios ribeirinhos.

 

Totalizando 5 sessões, estas foram divididas em dois blocos temáticos tendo decorrido de 29 de novembro a 6 de dezembro, em Mértola, Moura, Santo Aleixo da Restauração e Arronches.


Assim, nas sessões de divulgação sobre INTEGRIDADE DOS SISTEMAS AQUÁTICOS E A PRÁTICA DA PESCA foi possível a disseminação de procedimentos e práticas na pesca como ferramenta de biomanipulação dos sistemas aquáticos.

 

 

 


Já as sessões de divulgação sobre A IMPORTÂNCIA DA AGROPECUÁRIA NA INTEGRIDADE DOS SISTEMAS AQUÁTICOS permitiram abordar medidas para o uso sustentável e proteção dos recursos hídricos em explorações agropecuárias em contexto ribeirinho.

 

 

 

 


Num ambiente informal de partilha de experiências e opiniões, tendo como participantes os pescadores, produtores agro-pecuários, assim como proprietários rurais e outros interessados na temática, foi possível promover a partilha de experiências e opiniões e a disseminação de boas práticas que visem minimizar os impactes potenciais destas atividades nos recursos piscícolas e hídricos.


Agradecemos a todos os que compareceram, aos oradores convidados e a quem prontamente nos acolheu (Parque Natural do Vale do Guadiana, Clube Mourense dos Amadores de Pesca e Caça Desportiva, União das Freguesias de Santo Aleixo da Restauração e Câmara Municipal de Arronches).

 

 

 

Para saber mais sobre o projeto LIFE Saramugo visite: www.lifesaramugo.lpn.pt

 

 

 

       

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt