Stop Finning: Pare a matança de tubarões!

ASSINE AQUI

Chegou a hora da Europa agir!

#stopfinnigEU

 

 

A LPN apoia a Iniciativa de Cidadania Europeia Stop Finning - Stop the Trade, que visa acabar com o comércio de barbatanas de tubarão na Europa.


Apesar da proibição de remoção das barbatanas a bordo dos navios da União Europeia (UE) e nas águas da UE, e da obrigação de desembarque dos tubarões com as barbatanas unidas ao corpo, a UE é um dos maiores exportadores de barbatanas e uma importante plataforma de trânsito para o comércio mundial de barbatanas.

 

Sendo a UE um ator de primeiro plano na exploração de tubarões e escassas as inspeções no mar, as barbatanas continuam a ser ilegalmente mantidas a bordo, transbordadas ou desembarcadas na UE.


Pretendemos acabar com o comércio de barbatanas na UE, incluindo a importação, a exportação e o trânsito de barbatanas que não se encontrem naturalmente unidas ao corpo do animal.


Uma vez que a remoção das barbatanas impede medidas eficazes de conservação dos tubarões, solicita-se que o Regulamento (UE) n.º 605/2013 passe a abranger também o comércio de barbatanas e, por conseguinte, solicita-se à Comissão que elabore um novo regulamento que imponha a obrigação de manter as “barbatanas naturalmente unidas ao corpo” a todo o comércio de tubarões e raias na UE.

 

 

"Os tubarões são animais belos e, se tivermos a sorte de ver muitos deles, isso significa que estamos num oceano saudável.
Devemos assustar-nos sim, se estivermos no oceano e não virmos tubarões.” Sylvia Earle

 

 

Nos últimos 50 anos, algumas espécies de tubarões viram reduzidas as suas populações até 97%, e são já um terço das espécies as que estão em perigo de extinção.

 

 

Ajude-nos a proibir o comércio de barbatanas de tubarão na União Europeia, apoiando a Iniciativa de Cidadania Europeia Stop Finning - Stop the Trade.

 

 

O MOMENTO DE AGIR É AGORA!

ASSINE AQUI

Mais informações aqui

 

 

 

 

Até ao final de janeiro de 2022, um total de pelo menos um milhão de assinaturas deve ser recolhido, e o número mínimo de assinaturas deve ser alcançado em pelo menos um quarto dos estados da UE, atualmente sete estados da UE. O número mínimo exigido é cerca de 750 vezes o número de membros do Parlamento Europeu deste país – em Portugal, por exemplo, são necessárias 15.800 assinaturas.

 

 

 

 

 

  • O que é o Finning?

Finning é uma prática brutal utilizada na pesca em alto mar. Por vezes, os tubarões são caçados seletivamente, mas cada vez mais o finning é praticado também na “pesca acessória” durante a pesca ao atum e ao espadarte. Imediatamente após a captura dos tubarões, todas as barbatanas são cortadas e os corpos amputados atirados de volta ao mar. Durante esta mutilação, os animais ainda vivos estão geralmente conscientes e, não podendo nadar, afundam-se no mar onde sangram até à morte ou sufocam.

 

Todos os anos, calcula-se que, pelo menos, 73 milhões de tubarões morrem apenas pelas suas barbatanas, consideradas um ingrediente altamente desejável na sopa de barbatanas de tubarão, especialmente na Ásia.

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt