Trabalho em prol do Lince-ibérico apresentado na Escola Secundária Martins Sarmento

No dia 31 de maio, a LPN, através do professor destacado Jorge Fernandes, esteve na Escola Secundária Martins Sarmento – Guimarães, para a realização de uma palestra e recolha de donativo no âmbito do projeto da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento do 10.º ano, turma SE3 (Curso de Ciências Sócio-Económicas) relativa ao tema da conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus).

 

 

 

A LPN esteve nas instalações da Escola Secundária Martins Sarmento, a convite da professora Fernanda Campelos e da turma do 10.º ano SE3 (Curso de Ciências Sócio Económicas), para a realização de uma palestra acerca do Programa Lince, momento aproveitado para a entrega do donativo angariado pela turma à LPN. Este donativo foi obtido na caminhada promovida em prol do Lince-ibérico (02/04), desde o Parque da Cidade de Guimarães, até ao Santuário da Penha, e nela angariou-se uma quantia de 350€, resultante da distribuição de kits de caminhada, (T-Shirt com uma estampa alusiva ao lince ibérico), que reverteu integralmente para a LPN, em concreto para apoio ao trabalho do Programa Lince.

 

Na palestra, não só foi dado a conhecer as caraterísticas do lince-Ibérico, e ainda, o trabalho desenvolvido pela LPN que resultou na melhoria do seu estatuto de conservação, como também na importância que este tem no equilíbrio da cadeia alimentar, na conservação do habitat ou de uma comunidade inteira, controlando o tamanho das populações de algumas espécies.

 

Para além do tema do lince-ibérico, abordaram-se os projetos da LPN discutindo-se alguns temas atuais de ambiente, nomeadamente, a questão dos fogos florestais e a importância da manutenção de uma floresta autóctone.

 

 

De notar, que a mascote da Escola Secundária Martins Sarmento é o lince-ibérico (Licelino). O nome Licelino é uma mistura de lince, liceu e Nicolino. A mascote faz-se acompanhar de um lenço tabaqueiro e um bombo evocando, assim, as lendárias festas Nicolinas. O desafio para a criação da mascote foi lançado aos atuais e antigos estudantes do liceu pelos professores da disciplina de ‘Oficina de Multimédia’ do curso de Artes Visuais e da Direção da escola, que pretenderam criar um embaixador dos valores da escola.

 

 

Após a palestra, a professora Fernanda Campelos apresentou as excelentes instalações da escola, destacando-se alguns exemplares museológicos de história natural, de seres vivos embalsamados, fósseis, rochas e minerais.

 

 

A Escola Secundária Martins Sarmento é uma escola centenária, muito bem localizada em Guimarães, próximo dos principais monumentos, está implantada numa vasta área de terreno, com uma área coberta de dimensão considerável, possuindo características muito próprias, desde a sua fachada até aos seus jardins.

 

A LPN manifesta o agradecimento à escola não só pelo donativo mas também pela hospitalidade providenciada.

 

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt