UF de Safara e Sto. Aleixo torna-se guardiã de espécies ameaçadas

Os Projetos LIFE Saramugo e LIFE Imperial partilham algumas áreas de intervenção, sendo uma delas a área de sobreposição do SIC de Moura/Barrancos e da ZPE de Mourão/Moura/Barrancos. Neste caso, o intercâmbio entre os dois Projetos traduziu-se numa conjugação de esforços no estabelecimento de parcerias com atores locais para o desenvolvimento de ações específicas. Fruto deste trabalho, a Presidência da Junta da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração não hesitou em aceitar o desafio e colaborar na conservação destas duas espécies e dos seus habitats!


Mediante a definição de um conjunto de medidas de gestão concretas de habitat e a assinatura dos respetivos protocolos de colaboração para a sua implementação, esta União de Freguesias do concelho de Moura permitirá e auxiliará a que, nas suas propriedades, seja realizada uma ação de recuperação de vegetação ribeirinha na Ribeira do Murtigão, em prol do saramugo, e sejam criadas unidades de fixação de coelho-bravo, a principal presa da águia-imperial-ibérica e que escasseia naquela região.


Adicionalmente serão ainda colocados vários painéis informativos de ambos os Projetos, no sentido de alertar e sensibilizar a população para a necessidade de conservar o património natural único que ali ocorre.


Ao estabelecer esta parceria, a União de Freguesias tornou-se assim “Guardiã” do saramugo e da águia-imperial, sendo parte integrante das Redes de Custódia de ambos os Projetos.


Estas ações irão beneficiar não só as espécies-alvo e os ecossistemas a que pertencem, mas também as várias atividades desenvolvidas na região, salvaguardando simultaneamente os interesses socioeconómicos das populações locais e da conservação dos valores naturais, com um objetivo comum de valorização do meio natural e rural.


Mais informações sobre o LIFE Saramugo: www.lifesaramugo.lpn.pt


Mais informações sobre o LIFE Imperial: www.lifeimperial.lpn.pt

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt