Uma aula no Parque Florestal de Monsanto

A manhã do dia 14 de novembro foi um dia diferente para os alunos do 7º ano do Instituto Pupilos do Exército. Inserido no Projeto Interdisciplinar da Escola e no âmbito do projeto “Despertar para a Natureza” decorreu uma saída de campo no Parque Florestal de Monsanto dinamizada pelo professor destacado na LPN – Jorge Fernandes com a colaboração da Raquel Alcaria da LPN.

 

 

No cenário bucólico do “pulmão” da cidade os alunos acompanhados pelos professores efetuaram um percurso pedestre até ao Parque Urbano do Calhau.  


Ao longo do percurso, os alunos tiveram a possibilidade de terem uma descrição sobre a história, geologia, fauna e flora do Parque Florestal de Monsanto, e desta forma consolidarem alguns conteúdos lecionados nas aulas, tudo isto, num local situado perto da escola De salientar que ao logo do percurso os alunos mostraram-se participativos, intervindo com várias questões.

 

 

Após uma paragem junto ao Moinho das Três Cruzes, no miradouro, com vista para o povoamento florestal do Parque e para a paisagem urbana os alunos efetuaram representações gráficas da paisagem que se inserem por exemplo nos conteúdos da disciplina de Geografia.

 

 

 

Após o “reforço alimentar” efetuou-se mais uma pequena caminhada pelo parque onde seguidamente iriam realizar diversas atividades com a colaboração dos professores relacionadas com a avaliação do estado ecológico da Floresta.

 

 

Foram assim propostas várias atividades nas quais os alunos se organizaram em grupos em diferentes espaços, de dimensões aproximadamente iguais que tivessem um estrato arbóreo e arbustivo no Parque Urbano do Calhau.


As atividades consistiam no seguinte: identificação das principais espécies existentes, estimativa das dimensões e idades das plantas, diversidade da vida existente, avaliação de possíveis danos nas árvores, abundância de líquenes e a avaliação da qualidade do solo recorrendo-se por exemplo ao tipo de solo, à presença de organismos no solo e à medição do pH.


A saída e as atividades realizadas no Parque Florestal do Monsanto são importantes, não só por ser considerada uma floresta modelo quanto à sua forma de gestão e conservação, mas também porque o Parque Florestal do Monsanto reúne diversas espécies autóctones da nossa biodiversidade. Para além disso, é promotora de bem estar, lazer e de saúde da população de Lisboa, de refúgio aos tubos de escape e ao ruído, tornando-se assim fundamental a sensibilização e educação para a conservação deste património natural e cultural.  


Pensamos que dando-se a conhecer metodologias e estratégias  educativas ativas que colocam os alunos como intervenientes diretos no processo de ensino-aprendizagem através de abordagens interdisciplinares num contexto de observação direta e vivencial com a natureza possibilita terem-se aulas diferentes, mais motivadoras e significativas.


Embora reconhecendo que tenhamos numa lógica de processo de melhoria do ensino-aprendizagem ainda de aperfeiçoar ainda mais as atividades face aos destinatários, os alunos e professores mostraram-se bastante satisfeitos com a saída e com as atividades realizadas. Pretende-se com estas ações evidenciar os valores naturais e culturais por forma a se promover uma cidadania ambiental responsável que é uma das principais finalidades do projeto Despertar para a Natureza.

 

 

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