Uma saída ao ritmo das marés no estuário do tejo

Ao abrigo do Programa ERASMUS+, Ação - Chave KA229, o Agrupamento de  Escolas Alto dos Moinhos dinamizou uma semana de intercâmbio com a  «escola francesa "College La Vallée Verte" entre 03 e 10 de fevereiro. O dia 5 de fevereiro da semana de intercâmbio foi organizado em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza no âmbito do Projeto “Despertar para a Natureza”. Acompanhados pelos respetivos professores, os alunos participaram numa visita de estudo no Estuário do Tejo desenvolvendo diversas atividades de educação ambiental.

 

São nove horas da manhã e o silêncio impera no cenário grandioso do estuário do Tejo, num colorido manto e mosaico de paisagens diferenciado da mais importante zona húmida do País. Tínhamos um trajeto já definido iríamos visitar o EVOA e as Salinas do Samouco. Chegando ao primeiro local de paragem - ao EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves fomos recebidos pelos respetivos guias que nos iam orientar nas atividades de trabalho de campo. Com a participação de 22 alunos portugueses, 19 franceses e 2 alemães, e cinco professores, dos quais dois franceses foi inicialmente efetuada uma introdução pelos guias sobre a biodiversidade e importância do Estuário do Tejo tanto no autocarro como nas instalações do Centro de Interpretação do EVOA convidando os participantes a visitar a exposição permanente - EVOA, Onde o Mundo Encontra o Tejo - e a participar em diversas atividades complementares à observação de aves.


Seguidamente os alunos foram divididos em dois grupos para efetuarem atividades lúdicas e um percurso pedestre que incluía a visita ao observatório da Lagoa Principal e observação das aves do estuário. Ao longo do percurso o guia despertou os alunos para os sons, cheiros e indícios de presença de diversas espécies de fauna, apoiando ainda na observação e identificação das espécies de fauna e flora observados ao longo do percurso e na lagoa. Procedeu-se à análise da paisagem e realizaram-se diversas atividades relacionadas com a qualidade da água relacionadas com o “Biowet - Projeto Europeu” sobre as zonas húmidas e as alterações climáticas.  

 

 

Acolhimento no centro de Interpretação do EVOA – preparação para o percurso pedestre pela guia Sandra Silva do EVOA. (Foto Cristina Raposo).

 

Atividade lúdica sobre o voo das aves migratórias.

 

 

Explicação sobre a anatomia da ave Mergulhão Pequeno (Tachybaptus ruficollis) do estuário do Tejo.

 

 

Saída orientada num trilho pelo guia Sidónio Paes do EVOA.

 

 

Experiências sobre a qualidade da água do estuário.

 

 

Experiências sobre a qualidade da água do estuário.

 

Da parte da tarde, os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar às Salinas do Samouco onde efetuaram uma visita a pé guiada através de agradável percurso onde o guia prestou todas as informações da fauna e flora como também da atividade económica da salicultura.


Para além dos agradáveis percursos e atividades efetuadas, esta iniciativa teve como objetivo alertar para a importância ecológica e económica do estuário do Tejo, tendo-se feito uma chamada de atenção para o impacto das atividades humanas. Saliente-se o interesse e motivação dos alunos que participaram de modo espontâneo e ativamente nas atividades tendo no final expressado os alunos e professores “agradecido por esta experiência  incrível, proporcionada pela LPN, através do projeto - Despertar para a  Natureza".


A atividade revelou-se de grande interesse e expressamos também um agradecimento em nome do Projeto “Despertar para a Natureza” aos professores coordenadores (especialmente à professora Cristina Raposo) pela iniciativa disponibilizada aos alunos.

 

Introdução sobre do estuário do tejo e das Salinas do Samouco.

 

 

Percurso orientado num trilho das Salinas do Samouco. Foto – Cristina Raposo.

 

 

Casa do Sal -  Salinas do Samouco. Foto – Cristina Raposo.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt