Venha conhecer o espaço do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos!

Da ideia, ao projeto, à ação.

 

Estávamos em 2017 quando o Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania propôs no âmbito do Orçamento Participativo Portugal (OPP) a ideia de criação de um Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos, que criasse e disponibilizasse ao visitante um conjunto de ferramentas informativas de apoio à interpretação do lugar e da sua história de relação com as comunidades locais, ao mesmo tempo que contribuísse para a proteção, valorização e transmissão do património natural e cultural locais às gerações futuras.

 

A ideia foi das mais votadas e o projeto mereceu o apoio financeiro da FCT e da Ciência Viva para a sua concretização.

 

Coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza, e contando com a parceria dos municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos e do Conselho da Cidade, o projeto ganhou forma.

 

Criaram-se ferramentas pedagógicas e um programa escolar e dinamizaram-se ações destinadas a diferentes públicos, não só para a divulgação da Lagoa de Óbidos como para a criação de conhecimento sobre ela.

 

Ao longo de três anos, mais de 1 400 pessoas tiveram contacto direto com o projeto, envolvendo-se ou participando nas suas dezenas de atividades dinamizadas um pouco por todo o território em volta da laguna - sessões de informação, passeios temáticos, debates, palestras, aulas abertas, ações de formação, ateliers, ações de voluntariado, ciência cidadã e atividades de educação ambiental.

 

De um projeto nasceram outros, que inicialmente não estavam previstos, mas cujos resultados viriam a enriquecer a Lagoa de Óbidos.

 

Reuniu-se informação diversa que até então se encontrava dispersa por diferentes arquivos, alguns deles pessoais. Um trabalho que culminou com o envolvimento do Instituto de História Contemporânea / Centro República (NOVA FCSH), da associação KEEP e de toda a comunidade, resultando no projeto paralelo “Memórias da Lagoa de Óbidos”. Mais de meia centena de membros da comunidade local partilharam as suas histórias, recordações e objetos que, devidamente contextualizados, se tornaram fundamentais para conhecer e compreender a história da Lagoa de Óbidos, integrantes do seu património e parte vital da identidade e comunidades locais. Informação que de outra forma perderíamos com o passar do tempo e que agora se disponibiliza a toda a comunidade e visitantes.

 

Com um orçamento previsto de 97 831,40 €, o projeto “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos” não incluía infraestrutura, pelo que os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos mobilizaram-se para a identificação de um espaço que pudesse acolher a informação reunida com o projeto para a divulgação e interpretação do património natural e histórico-cultural da Lagoa de Óbidos.

 

O edifício que hoje acolhe o Centro de Interpretação, localizado na Av. do Mar, na Foz do Arelho, é parte integrante do património edificado da Autoridade Marítima Nacional. Foi cedido ao município das Caldas da Rainha para a criação deste ponto de encontro com a comunidade local e com o visitante.

 

E vai agora ser aberto ao público!

 

A sua abertura será marcada pela inauguração da exposição "Mariscadores da Lagoa de Óbidos", integrada no projeto fotográfico "As Pessoas fazem os Lugares", com fotografias de João Botas e textos de Ricardo Botas. Um projeto que também mereceu o apoio do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos no contacto com os mariscadores locais.

 

 

 

No mesmo edifício do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos, será também inaugurado o Posto de Turismo, com informação útil dirigida ao visitante.

 

A inauguração do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos e do Posto de Turismo está integrada nas comemorações do 13º aniversário da elevação da Foz do Arelho a vila.

 

É com um enorme prazer que o convidamos a vir conhecer o Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos!

 

Junte-se a nós este domingo pelas 12h na Av. do Mar, na Foz do Arelho.

 

 

Subscreva a
nossa Newsletter

Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:

©2018 Liga para a Protecção da Natureza.

Powered by bluesoft.pt