Hoje celebramos o Dia Internacional das Florestas e o Dia da Árvore!
O dia não podia estar mais convidativo a uma caminhada na Natureza!
O desafio partiu da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Para celebrar o Dia Internacional das Florestas, perto de 100 crianças do Agrupamento de Escolas do município deram corda aos sapatos e vieram fazer um passeio matinal para usufruir da sua floresta local, a floresta autóctone da Quinta da Moenda!
A felicidade nos rostos das crianças combinou com a luz intensa desta bonita manhã de Primavera e com os cheiros, as cores e os sons da Moenda nesta altura do ano, repleta de uma grande diversidade de espécies, desde plantas, fungos, insetos a aves.
Considerada como o “Refúgio biológico de Vila Nova de Poiares”, a Quinta da Moenda é um espaço privado, propriedade da Liga para a Protecção da Natureza, mas de portas abertas à comunidade local.
“Este é um espaço da população, um lugar onde qualquer um se pode reservar ao direito de usufruir da Natureza, de nela encontrar inspiração e de se envolver no seu restauro e proteção.” Samuel Vieira, zelador da Quinta da Moenda.
Com o inestimável apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, ali se tem promovido o restauro da floresta autóctone e ações de educação e sensibilização ambiental dirigidas aos poiarenses.
Para assinalar aquele que é também o Dia da Árvore, a bióloga Elizabete Paulo, da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, e Samuel Vieira, da LPN, guiaram as crianças pelos trilhos da floresta explicando as diferenças entre os tipos de florestas e as espécies que as compõem.
Para além do passeio, houve espaço para a ação! As crianças puderam assistir e participar no descasque de algumas acácias, uma medida de controlo destas espécies exóticas invasoras, e na plantação simbólica de dois freixos e dois ulmeiros junto à ribeira de Poiares. Estas espécies autóctones, típicas das galerias ripícolas, ajudarão à formação de corredores ecológicos para a biodiversidade e importantes barreiras à progressão dos incêndios florestais.
A LPN agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares pelo seu continuado apoio à promoção da divulgação da importância da Floresta Autóctone!
O Dia da Árvore, que se celebra a 21 de março, é normalmente celebrado com ações de plantações de árvores em todo o país. Um gesto muito nobre, mas que precisa ter em consideração as espécies e os locais escolhidos, de forma a assegurar a sua sobrevivência no verão que aí se aproxima. Informe-se antes de planear a sua ação ou, alternativamente, assinale o Dia da Árvore com ações de manutenção das árvores plantadas no dia da Floresta Autóctone, que se celebra a 23 de novembro.
Se deseja receber informação atualizada sobre a LPN, por favor insira o seu email:
© 2018 Liga para a Protecção da Natureza.
Powered by bluesoft.pt